Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Identidade Negra no CineOca


 
O CineOca aproveita o mês da consciência negra e elege a temática da afirmação afro-descendente como tema da programação de novembro. Serão três filmes, que de alguma maneira, discutem a condição do negro ao longo da história, propondo uma reflexão sobre como a sociedade brasileira lida com as questões raciais. As sessões acontecem as terças-feiras, sempre às 20h, no Cinesesc, com exceção do dia 9 de novembro que será apresentado um dos filmes da Mostra de Cinema Frances Contemporâneo, organizada pelo Sesc em alusão ao ano da França no Brasil. A mostra começa no dia 4 de novembro e vai até o dia 11, uma oportunidade única de ter acesso a produções recentes da cinematografia francesa, algumas delas premiados com cesar ou destaque no festival de Cannes. Assim como no CineOca, a programação da Mostra também é gratuita.

Programação de Novembro do cineclube:

Dia 10/11: Macunaima

Joaquim Pedro de Andrade, RJ, 1969

Com a adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, Macunaíma inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. Filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do Modernismo e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.

Dia 17/11: A Negação do Brasil e Carolina

Joel Zito Araújo , SP, 2000/ Jeferson De , SP, 2003.

A negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela brasileira no período 1963-1997. O documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento. Acompanha este programa outro representante contemporâneo do cinema negro brasileiro. Carolina: O curta resgata liricamente o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (lançado em agosto de 1960 e reeditado oito vezes naquele ano), escrito no seu barraco numa favela paulistana, e que expõe temas atuais que precisam ser superados como a fome, o preconceito e a miséria.

Dia 24/11: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Silvio Tendler, 2007

Uma entrevista com o intelectual Milton Santos, cinco meses antes de sua morte, guia este documentário documentário sobre o desequilíbrio entre o crescimento de países ricos e o afundamento da pobreza em países subdesenvolvidos em decorrência da globalização econômica.

O grande geógrafo brasileiro batizou de "globalitarismo" o modo como a abertura econômica internacional conseguiu, entre outros feitos, explorar mão-de-obra escrava.

Programação da Mostra de Cinema Frances Contemporâneo:

4/11- A Esquiva

5/11- Até Já

6/11- Assassinas

7/11- De volta à Normandia

8/11- O Último dos Loucos

9/11- Povoado Number One

10/11- A França

11/11- Tudo Perdoado
 

Fonte: Simone Norberto

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe