Terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 13h47
O CineOca aproveita o mês da consciência negra e elege a temática da afirmação afro-descendente como tema da programação de novembro. Serão três filmes, que de alguma maneira, discutem a condição do negro ao longo da história, propondo uma reflexão sobre como a sociedade brasileira lida com as questões raciais. As sessões acontecem as terças-feiras, sempre às 20h, no Cinesesc, com exceção do dia 9 de novembro que será apresentado um dos filmes da Mostra de Cinema Frances Contemporâneo, organizada pelo Sesc em alusão ao ano da França no Brasil. A mostra começa no dia 4 de novembro e vai até o dia 11, uma oportunidade única de ter acesso a produções recentes da cinematografia francesa, algumas delas premiados com cesar ou destaque no festival de Cannes. Assim como no CineOca, a programação da Mostra também é gratuita.
Programação de Novembro do cineclube:
Dia 10/11: Macunaima
Joaquim Pedro de Andrade, RJ, 1969
Com a adaptação da rapsódia de Mário de Andrade, Macunaíma inova a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurar fatos da vida política, que invadem o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira. Filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do Modernismo e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.
Dia 17/11: A Negação do Brasil e Carolina
Joel Zito Araújo , SP, 2000/ Jeferson De , SP, 2003.
A negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela brasileira no período 1963-1997. O documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento. Acompanha este programa outro representante contemporâneo do cinema negro brasileiro. Carolina: O curta resgata liricamente o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus (lançado em agosto de 1960 e reeditado oito vezes naquele ano), escrito no seu barraco numa favela paulistana, e que expõe temas atuais que precisam ser superados como a fome, o preconceito e a miséria.
Dia 24/11: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá
Silvio Tendler, 2007
Uma entrevista com o intelectual Milton Santos, cinco meses antes de sua morte, guia este documentário documentário sobre o desequilíbrio entre o crescimento de países ricos e o afundamento da pobreza em países subdesenvolvidos em decorrência da globalização econômica.
O grande geógrafo brasileiro batizou de "globalitarismo" o modo como a abertura econômica internacional conseguiu, entre outros feitos, explorar mão-de-obra escrava.
Programação da Mostra de Cinema Frances Contemporâneo:
4/11- A Esquiva
5/11- Até Já
6/11- Assassinas
7/11- De volta à Normandia
8/11- O Último dos Loucos
9/11- Povoado Number One
10/11- A França
11/11- Tudo Perdoado
Fonte: Simone Norberto
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
O teaser do filme “Maior Que a Casa Toda” já demonstra a força de sua chegada ao público. Em menos de dois dias, a prévia ultrapassou a marca de mai

O espetáculo “Das Raízes, Folhas e Flores que Compõem a Minha Carne”, do grupo Teatro Ruante (RO), encerrou sua primeira temporada no domingo (29/03

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)
O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)