Segunda-feira, 5 de setembro de 2011 - 15h50
O espaço cultural que funciona na Biblioteca Viveiro das Letras, na escola municipal Joaquim Vicente Rondon, no bairro Eldorado, recebe nesta segunda-feira, a partir das 21h, a apresentação do espetáculo teatral “Estreito Beco”, com o grupo Dá o Bote, de Porto Velho. A montagem tem o apoio da Fundação Cultural Municipal Iaripuna, que gendou quatro apresentações em escolas públicas até o final de setembro.
Após a estréia da montagem no final do ano passado, no palco do Teatro Municipal Banzeiros, “Estreito Beco” volta a ser encenado em Porto Velho. O espetáculo é uma livre adaptação do livro Espia a Poesia, primeira obra do poeta cearense Dom Lauro. O também poeta, ator e diretor de teatro Carlos Macedo Dias, o Mado, explica que a ideia é apresentar a poesia de forma dramatizada. “Cada verso ganha vida através dos atores. Os personagens se misturam no contexto poético entre contos e histórias, circulando no espaço cênico, corpo, voz e trilha sonora. Além disso, estamos prestigiando um poeta local”, disse. Além de ter adaptado “Estreito Beco” sobre os versos de Dom Lauro, Mado também dirige e atua na peça, que conta ainda com Luciana Gusmão, Natália Lima e Eliseu Braga no elenco.
Mado, que trabalha há 30 anos com teatro popular, enfatiza que o foco central da peça é a preservação do meio ambiente. “Através da poesia, abordamos os crimes praticados contra a natureza, principalmente o desmatamento das florestas”, completou.
Após a reestréia desta terça-feira no Viveiro das Letras, Estreito Beco retorna na quinta-feira, dia 8, às 21h, na Escola Municipal Maria Isaura, que fica na Avenida Jorge Teixeira, em frente ao Hospital de Base, e no dia 19, na escola Estadual João Bento, na avenida Jatuarana. No dia 16, haverá também uma apresentação na Tenda da Arte, na Comunidade Santa Bárbara. A atriz Natália Lima lembra que será a primeira experiência do grupo com crianças. “É um desafio, porque a temática do meio ambiente e a linguagem da poesia pode ser uma novidade para eles”, apontou.
Fonte: Róbinson Gambôa
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)