Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Iaripuna encerra temporada do projeto Arte de Todos


O projeto Arte de Todos, da Fundação Municipal Cultural Iaripuna, está encerrando sua temporada de atividades neste início de dezembro. Foram 75 cursos envolvendo dança, teatro, música, e artesanato, reunindo alunos de todas as idades. Na quinta-feira, foi a vez da conclusão do curso de teatro de corpo, que formou cinco novos atores. O curso iniciou em setembro, sob a coordenação do professor e diretor teatral Elcias Villar. Na última aula, o grupo apresentou a esquete trabalhada durante as aulas, numa das salas do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão (Sated), mesmo local onde o curso foi desenvolvido.

O Projeto Arte de Todos é coordenado pela professora Leninha Bastos, e busca sensibilizar as pessoas para a cultura da arte. Entre as atividades oferecidas, houve até mesmo um curso ensinando mulheres detentas a desfilar numa passarela, para participarem do concurso Miss Penitenciária, em novembro.

No Sated, cinco dos 15 adolescentes que iniciaram o curso conseguiram concluir o aprendizado. Na quinta-feira, antes da apresentação, eles não chegaram a demonstrar nervosismo. “Um passa experiência par ao outro, dando dicas. Foi muito bom”, apontou Juliane Costa, de 16 anos, aluna do centro Educacional Mineiro. O grupo conta ainda com Lurraini Rodrigues, de apenas 11 anos e Victória Lavor, de 13.

Carol Viana, de 15 anos, é a mais experiente do grupo. No ano passado, ela foi ao Rio de Janeiro fazer seu primeiro curso de teatro. “Tem sempre uma coisa nova. Quero seguir na profissão de atriz”, garantiu. Único homem entre os formandos, Leonardo Rodrigues, 16 anos, também pretende cursar uma faculdade de Artes Cênicas. Antes da apresentação final, todos se empenharam em acertar os detalhes da decoração do cenário, feita com recortes de revistas e fotos de ídolos famosos.

Elcias Villar é um dos mais reconhecidos diretores teatrais de Porto Velho. No Arte de Todos, ele tem a oportunidade de voltar a trabalhar com adolescentes, já que em seus trabalhos profissionais ele dirige grupos mais experientes, como o Abstractus, que está com uma peça em cartaz no teatro Banzeiros até o dia 10.

Em Jacy Paraná, onde houve cursos de pintura em tecido, teatro, música e dança, as atividades começaram em março, antes mesmo do que em Porto Velho. Lá, os estudantes já escolheram o nome do grupo, Arte e Risos, e prometem seguir montando seus próprios espetáculos mesmo após a conclusão do curso. “Os grupos nascem das oficinas, semelhante ao que acontece com os profissionais. Eles estão no caminho certo”, salientou Leninha.

No último sábado, as atividades do projeto encerraram também na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Jardim Eldorado II, com diversas performances com dança e teatro, coordenadas pelo professor Eules Licaium. Na Associação São Tiago Maior, 30 crianças participaram do mesmo projeto. “No final, todos ganham um certificado, que pode ser usado como currículo por aqueles que sonham em seguir na profissão”, definiu Leninha.

Outra novidade dentro do Arte de Todos foi o curso de percussão com tambores, os chamados tamboreiros. A atividade ocorreu no terreiro da Mãe Marli, na rua União, no bairro Mariana, som a coordenação do professor Antônio Silvesre.

Fonte: Róbinson Gambôa

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio