Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Iaripuna apoia Seminário da Unir sobre Línguas Estrangeiras



A Fundação Cultural Iaripuna será uma das parceiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) na promoção do 1º Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras, que ocorre junto à 16ª Semana de Letras, a partir da próxima terça feira, dia 7. As atividades seguem até sexta, dia 10. A maior parte do evento ocorre no próprio campus da Unir, no Centro de Vivência Paulo Freire, e também no auditório do Senac, no bairro Pedrinhas.

A única exceção será na quarta feira à noite, a partir das 19h30, quando o Mercado Cultural abrirá suas portas para a Noite da Palavra. “Vamos celebrar a poesia e a música, a palavra escrita, declamada e cantada”, explicou o professor Miguel Nenevé, um dos organizadores do evento. Um dos destaques será a poetisa guianense Jenten Muller, que irá declamar poemas em inglês, com tradução simultânea para o público presente. Poetas de Porto Velho, como Eduardo Martins, Binho e Mado também estarão mostrando seus trabalhos. Outros destaques serão a cantora Elisa, e apresentações do músico canadense Leonard Cohen.

Na terça, logo após a cerimônia de abertura, no auditório do centro de vivência da Unir, ocorre uma conferência com a professora Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. À tarde, o palestrante será o professor Reginaldo Oliveira, da Unir, sobre as sociedades e relações de fronteiras na Amazônia Caribenha. Logo após, ocorre uma mesa de debates sobre tópicos da literatura e cultura ocidental, com os professores da Unir Luis Eduardo Fiori, Maria Alice Sabaine e Maria da Graça Martins.

À noite, no auditório do Senac, o primeiro dia de seminário encerra com outra palestra, desta vez com o professor Xoán Lagares, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, sobre as políticas públicas no ensino de língua espanhola na Espanha. Logo após, o público poderá assistir uma apresentação da peça Morte e vida Severina, baseada na obra do poeta João Cabral de Melo Neto, encenada pelos alunos de Letras da Unir, do campus de Guajará-Mirim.

Literatura caribenha

Na quarta feira, a professora Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana será a palestrante, a partir das 9h, falando sobre os aspectos da literatura caribenha. Às 10h30, uma mesa redonda sobre língua, cultura e identidade na formação de professores vai reunir para o debate os professores da Unir Miguel Nenevé, Wany Sampaio, Fátima Molina e José Ramón Fernández, assessor de educação da embaixada da Espanha no Brasil.

Na quinta, o primeiro palestrante será o professor John Moses, da Universidade da Guiana, sobre aprendizagem da matemática e linguagens. Logo após, os debates serão sobre a implementação do Plano Nacional de Formação de Professor para a Educação Básica no contexto educacional de Rondônia, com os professores Valéria de Oliveira, Ronsângela Hilario, Vicente Marçal e Crystiany Maria Guilherme.
À tarde, a mesa redonda vai debater a escrita e oralidade no ensino da língua portuguesa, com os educadores Iracema Gabler, Marília Pimentel, e Geane Klein, todos da Unir. À noite, no auditório do Senac, novo debate, desta vez discutindo fronteiras: educação, linguagem e cultura, com Reginaldo Gomes Oliveira, da Unir, Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana, Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham e Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires. A noite encerra com a apresentação da banda Nhandeara, que faz música instrumental brasileira.

Língua Estrangeira nas escolas públicas

Na sexta feira, último dia do evento, o auditório do Centro de Vivência Paulo Freire, no campus da Unir, vai receber pela manhã a professora Neide González, da Usp, para falar sobre as iniciativas do MEC para a disciplina de Língua Estrangeira Moderna nas escolas públicas, seus acertos e desacertos.

À tarde, ocorrem diversos minicursos para estudantes e professores. À noite, no auditório do Senac, o professor Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires vai falar sobre o tema “Por qué es adecuado enfocar multimodalmente la enseñanza del español como lengua extranjera?” No final, após a cerimônia de encerramento, ocorre um concerto de música antiga, variando canções de Afonso X a Shakespeare, com o coral da Escola de Música Jorge Andrade.

Informações sobre os minicursos podem ser obtidas no site www.dle.unir.br, ou no e-mail letrasunir2011@gmail.com.

Fonte:  Róbinson Gambôa
 


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio