Segunda-feira, 6 de junho de 2011 - 16h45
A Fundação Cultural Iaripuna será uma das parceiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) na promoção do 1º Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras, que ocorre junto à 16ª Semana de Letras, a partir da próxima terça feira, dia 7. As atividades seguem até sexta, dia 10. A maior parte do evento ocorre no próprio campus da Unir, no Centro de Vivência Paulo Freire, e também no auditório do Senac, no bairro Pedrinhas.
A única exceção será na quarta feira à noite, a partir das 19h30, quando o Mercado Cultural abrirá suas portas para a Noite da Palavra. “Vamos celebrar a poesia e a música, a palavra escrita, declamada e cantada”, explicou o professor Miguel Nenevé, um dos organizadores do evento. Um dos destaques será a poetisa guianense Jenten Muller, que irá declamar poemas em inglês, com tradução simultânea para o público presente. Poetas de Porto Velho, como Eduardo Martins, Binho e Mado também estarão mostrando seus trabalhos. Outros destaques serão a cantora Elisa, e apresentações do músico canadense Leonard Cohen.
Na terça, logo após a cerimônia de abertura, no auditório do centro de vivência da Unir, ocorre uma conferência com a professora Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. À tarde, o palestrante será o professor Reginaldo Oliveira, da Unir, sobre as sociedades e relações de fronteiras na Amazônia Caribenha. Logo após, ocorre uma mesa de debates sobre tópicos da literatura e cultura ocidental, com os professores da Unir Luis Eduardo Fiori, Maria Alice Sabaine e Maria da Graça Martins.
À noite, no auditório do Senac, o primeiro dia de seminário encerra com outra palestra, desta vez com o professor Xoán Lagares, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, sobre as políticas públicas no ensino de língua espanhola na Espanha. Logo após, o público poderá assistir uma apresentação da peça Morte e vida Severina, baseada na obra do poeta João Cabral de Melo Neto, encenada pelos alunos de Letras da Unir, do campus de Guajará-Mirim.
Literatura caribenha
Na quarta feira, a professora Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana será a palestrante, a partir das 9h, falando sobre os aspectos da literatura caribenha. Às 10h30, uma mesa redonda sobre língua, cultura e identidade na formação de professores vai reunir para o debate os professores da Unir Miguel Nenevé, Wany Sampaio, Fátima Molina e José Ramón Fernández, assessor de educação da embaixada da Espanha no Brasil.
Na quinta, o primeiro palestrante será o professor John Moses, da Universidade da Guiana, sobre aprendizagem da matemática e linguagens. Logo após, os debates serão sobre a implementação do Plano Nacional de Formação de Professor para a Educação Básica no contexto educacional de Rondônia, com os professores Valéria de Oliveira, Ronsângela Hilario, Vicente Marçal e Crystiany Maria Guilherme.
À tarde, a mesa redonda vai debater a escrita e oralidade no ensino da língua portuguesa, com os educadores Iracema Gabler, Marília Pimentel, e Geane Klein, todos da Unir. À noite, no auditório do Senac, novo debate, desta vez discutindo fronteiras: educação, linguagem e cultura, com Reginaldo Gomes Oliveira, da Unir, Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana, Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham e Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires. A noite encerra com a apresentação da banda Nhandeara, que faz música instrumental brasileira.
Língua Estrangeira nas escolas públicas
Na sexta feira, último dia do evento, o auditório do Centro de Vivência Paulo Freire, no campus da Unir, vai receber pela manhã a professora Neide González, da Usp, para falar sobre as iniciativas do MEC para a disciplina de Língua Estrangeira Moderna nas escolas públicas, seus acertos e desacertos.
À tarde, ocorrem diversos minicursos para estudantes e professores. À noite, no auditório do Senac, o professor Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires vai falar sobre o tema “Por qué es adecuado enfocar multimodalmente la enseñanza del español como lengua extranjera?” No final, após a cerimônia de encerramento, ocorre um concerto de música antiga, variando canções de Afonso X a Shakespeare, com o coral da Escola de Música Jorge Andrade.
Informações sobre os minicursos podem ser obtidas no site www.dle.unir.br, ou no e-mail letrasunir2011@gmail.com.
Fonte: Róbinson Gambôa
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar
Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado
O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa
Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia
A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,
Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes
O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art