Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Iaripuna apoia Seminário da Unir sobre Línguas Estrangeiras



A Fundação Cultural Iaripuna será uma das parceiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) na promoção do 1º Seminário Internacional de Línguas Estrangeiras, que ocorre junto à 16ª Semana de Letras, a partir da próxima terça feira, dia 7. As atividades seguem até sexta, dia 10. A maior parte do evento ocorre no próprio campus da Unir, no Centro de Vivência Paulo Freire, e também no auditório do Senac, no bairro Pedrinhas.

A única exceção será na quarta feira à noite, a partir das 19h30, quando o Mercado Cultural abrirá suas portas para a Noite da Palavra. “Vamos celebrar a poesia e a música, a palavra escrita, declamada e cantada”, explicou o professor Miguel Nenevé, um dos organizadores do evento. Um dos destaques será a poetisa guianense Jenten Muller, que irá declamar poemas em inglês, com tradução simultânea para o público presente. Poetas de Porto Velho, como Eduardo Martins, Binho e Mado também estarão mostrando seus trabalhos. Outros destaques serão a cantora Elisa, e apresentações do músico canadense Leonard Cohen.

Na terça, logo após a cerimônia de abertura, no auditório do centro de vivência da Unir, ocorre uma conferência com a professora Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. À tarde, o palestrante será o professor Reginaldo Oliveira, da Unir, sobre as sociedades e relações de fronteiras na Amazônia Caribenha. Logo após, ocorre uma mesa de debates sobre tópicos da literatura e cultura ocidental, com os professores da Unir Luis Eduardo Fiori, Maria Alice Sabaine e Maria da Graça Martins.

À noite, no auditório do Senac, o primeiro dia de seminário encerra com outra palestra, desta vez com o professor Xoán Lagares, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, sobre as políticas públicas no ensino de língua espanhola na Espanha. Logo após, o público poderá assistir uma apresentação da peça Morte e vida Severina, baseada na obra do poeta João Cabral de Melo Neto, encenada pelos alunos de Letras da Unir, do campus de Guajará-Mirim.

Literatura caribenha

Na quarta feira, a professora Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana será a palestrante, a partir das 9h, falando sobre os aspectos da literatura caribenha. Às 10h30, uma mesa redonda sobre língua, cultura e identidade na formação de professores vai reunir para o debate os professores da Unir Miguel Nenevé, Wany Sampaio, Fátima Molina e José Ramón Fernández, assessor de educação da embaixada da Espanha no Brasil.

Na quinta, o primeiro palestrante será o professor John Moses, da Universidade da Guiana, sobre aprendizagem da matemática e linguagens. Logo após, os debates serão sobre a implementação do Plano Nacional de Formação de Professor para a Educação Básica no contexto educacional de Rondônia, com os professores Valéria de Oliveira, Ronsângela Hilario, Vicente Marçal e Crystiany Maria Guilherme.
À tarde, a mesa redonda vai debater a escrita e oralidade no ensino da língua portuguesa, com os educadores Iracema Gabler, Marília Pimentel, e Geane Klein, todos da Unir. À noite, no auditório do Senac, novo debate, desta vez discutindo fronteiras: educação, linguagem e cultura, com Reginaldo Gomes Oliveira, da Unir, Gentian Miller, da Universidade da República da Guiana, Mira Jean Howard, da Universidade de Birmingham e Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires. A noite encerra com a apresentação da banda Nhandeara, que faz música instrumental brasileira.

Língua Estrangeira nas escolas públicas

Na sexta feira, último dia do evento, o auditório do Centro de Vivência Paulo Freire, no campus da Unir, vai receber pela manhã a professora Neide González, da Usp, para falar sobre as iniciativas do MEC para a disciplina de Língua Estrangeira Moderna nas escolas públicas, seus acertos e desacertos.

À tarde, ocorrem diversos minicursos para estudantes e professores. À noite, no auditório do Senac, o professor Salvio Martín Menéndez, da Universidade de Buenos Aires vai falar sobre o tema “Por qué es adecuado enfocar multimodalmente la enseñanza del español como lengua extranjera?” No final, após a cerimônia de encerramento, ocorre um concerto de música antiga, variando canções de Afonso X a Shakespeare, com o coral da Escola de Música Jorge Andrade.

Informações sobre os minicursos podem ser obtidas no site www.dle.unir.br, ou no e-mail letrasunir2011@gmail.com.

Fonte:  Róbinson Gambôa
 


 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)