Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 - 17h01
O grupo Alfândega 88 volta aos palcos do Teatro 1 para contar uma história surpreendente. O controlador de tráfego aéreo parte da trajetória de vida de um dos atores da companhia, Silvano Monteiro, que trabalhou na Força Aérea e, após sofrer alguns revezes, tronou-se morador de rua. Composta por textos com reflexões sobre a tênue linha que divide as fronteiras entre os homens, suas regras e valores sociais e, por fim, entre vida e morte, a peça é uma sobre a corrida que cada um de nós empreende em busca da felicidade. O espetáculo se desenrola com atores e expectadores juntos no palco, como uma espécie de versão teatral de uma roda de samba, ou roda de choro, em que os participantes são, ao mesmo tempo, espectadores e criadores artísticos do ato.
Labirinto
Nesta quarta-feira (24) o grupo Alfândega 80 interpretou textos de José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo (1829 - 1883). Em cena doze atores interpretaram três peças do autor: A separação dos esposos, as relações naturais e hoje sou um e amanhã outro. Em bate-papo após o espetáculo os atores explicaram que o texto foi encenado integralmente, inclusive a assinatura do escritor.
Em cena doze atores ocupam todo o espaço num cenário ambientado na década de 1960, em referência a época em que começam ser encenadas as peças de Qorpo Santo. Considerado precursor do Teatro do Absurdo Qorpo Santo foi um visionário e objeto de estudo do grupo. Sua dramaturgia discute questões sociais que até que continuam sendo temas polêmicos como a emancipação feminina e a diversidade sexual. O grupo esclarece que foi na obra literária de Qorpo Santo que surgiu o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo.
O espetáculo mostra a diversidade na programação desta edição do Festival Palco Giratório que trouxe a Rondônia produções que não só entretém o público, mas que propõe a discussão e reflexão dos mais variados temas.
Oficinas
Nesta quinta-feira "Iniciação a palhaçaria" com a palhaça Barrica (SC), encerrou a programação de oficinas desta 7ª edição do Festival Palco Giratório. Ao todo foram promovidas dez oficinas envolvendo diversas áreas das artes cênicas. Para os participantes uma oportunidade única. Michel Pereira de Sousa, estudante participou de várias oficinas. "Não é sempre que a gente pode ter e quando tem essa diversidade de pessoas dos mais diversos polos do teatro, do circo, da dança, nos instruindo a vários tipos de produção de arte tem que aproveitar". Bruno Bezerra trabalha com psicologia e faz teatro e dança, participou de três oficinas e diz que o mais marcante foi o envolvimento dos oficineiros com os alunos, que além de compartilharem técnicas dividem sentimentos. "Eles compartilham parte do que eles são, eles se mostram e isso eu tenho visto em todas as oficinas que eu tenho feito do Palco Giratório"
Programação
Espetáculo: O Controlador de Tráfego Aéreo (Teatro adulto)
Grupo: Alfândega 88 (RJ)
Local:Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora:20h
Duração:70 minutos
Classificação:Livre
Data: 26/09
Espetáculo: Barrica Poráguabaixo (Circo)
Grupo: Palhaça Barrica (SC)
Local:Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora:19h
Duração:45 minutos
Classificação:Livre
Data: 27/09
Espetáculo: As Nove Luas
Grupo: Cia de Artes Fiasco (RO) - Convidado
Local: Quadra coberta – Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 - Olaria
Hora: 20h
Data: 28/09
Espetáculo:Mãe Coragem
Grupo: Teatro a Cuestas de Cuba de Cuba (Cuba)
Local: Teatro 1 Sesc – Av. Pres. Dutra, 4175 – Olaria
Hora: 20h
Fonte: Eliane Viana Araújo
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p
Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro
No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu
Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO
com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv
Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia
Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En