Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

História de Porto Velho contada pelo Emmanuel


Silvio M. Santos


Sexta-feira passada, a Casa da Cultura Ivan Marrocos recebeu grande público durante o lançamento do livro "Porto Velho – A cidade erguida nos trilhos da esperança", escrito pelo professor Emmanuel Gomes e ilustrado pelo artista plástico Joeser Alvarez. A publicação é parte do Projeto da Cortez Editora, que convidou historiadores, para contar a história da Capital de seus estados. A história de Porto Velho é a nona a ser lançada.

Com um texto muito bem elaborado e de fácil compreensão por parte do público-alvo (infanto/juvenil), o livro de Emmanuel também encanta os adultos, pela riqueza de informações sobre a história da cidade que nasceu, graças à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Escrito na primeira pessoa, nos passa a intimidade da cidade, contada por ela mesma. "Eu nasci na beira do Rio Madeira, ao redor de uma ferrovia construída no meio da floresta amazônica".

A festa contou com apresentações artísticas com show de cantores e dança do ventre.

O evento foi prestigiado pelo editor Amir Piedade da Cortez Editora e teve como produtores, os proprietários da Loja do Livro.

Porto Velho, na página final conta: "Hoje sou a capital do Norte do Brasil que mais se desenvolve, tenho mais de 450 mil habitantes, um porto de muitos sonhos, aventuras e esperanças, pessoas acolhedoras e paisagens lindas: o pôr-do-sol nos mirantes, a Madeira-Mamoré, a Praça das Caixas D´água, o rio Madeira. Fico feliz com a minha trajetória, pois fui forjada na luta de gente de todos os lugares do Brasil e do mundo, lutadores que vencem problemas terríveis. Hoje sou Porto Velho, o mais belo porto da Amazônia".

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

O cantor e compositor Rafael Vargas acaba de lançar o videoclipe da música “A Caverna”, uma produção que mistura arte, natureza e filosofia em uma p

Porto Velho vê "Arreia", raízes que dançam do Nordeste à Amazônia

Porto Velho vê "Arreia", raízes que dançam do Nordeste à Amazônia

“Arreia”, espetáculo criado pelas irmãs nordestinas Iara Campos e Íris Campos, será visto gratuitamente pelos porto-velhenses no próximo sábado, dia

Convite à inspiração: Thiago Benador lança “O Despertar do Líder” em noite de literatura e música

Convite à inspiração: Thiago Benador lança “O Despertar do Líder” em noite de literatura e música

Entre histórias de superação e notas musicais, Thiago Benador convida para o lançamento de seu novo livro, O Despertar do Líder, publicado pela Edit

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Porto Velho vai se tornar um espaço de criação, aprendizado e inspiração para amantes do cinema, colocando o protagonismo feminino, a diversidade e

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)