Terça-feira, 11 de novembro de 2014 - 19h03
A Pagu Produções Culturais, do Rio de Janeiro, esteve em Porto Velho durante os dias 8, 9 e 10 de novembro apresentando o espetáculo “Leonardo, o pequeno gênio da Vinci”, em que retrata a inquietude de uma criança ao usar sua imaginação para criar objetos.
Leonardo foi criado no pequeno e atrasado vilarejo de Vinci. Fascinado por pássaros, ele tentava construir sua máquina de voar e encontrava na floresta sua inspiração. Mas foi em Florença que o menino descobriu que seu talento para as Artes poderia ser aprimorado.
O espetáculo foi apresentado de forma totalmente gratuita para a população porto-velhense, com duas sessões diárias. Nesta segunda-feira (10), último dia em cartaz, a peça foi apresentada exclusivamente para escolas e projetos sociais da capital rondoniense.
Maria Fernanda Nicocelli, de 6 anos, não conhecia a história de Leonardo, mas gostou bastante do que viu no espetáculo. “Aprendi que não devemos prender a imaginação de uma criança”, afirma.
Já Priscila Sakamoto comenta que adorou a peça. “O roteiro, a produção e os atores são muito bons. A interação com as crianças também foi ótima, superou as expectativas”, destaca.
Para a produtora do espetáculo Mariana Gomes, o público de Porto Velho emocionou o grupo em cena com as interações. Encontramos aqui crianças extremamente participativas, educadas e inteligentes. Também nos surpreendemos com interações tão sensíveis, um lindo exemplo foi no momento que o menino Leonardo fala para o público: ‘E agora, eu estou meio perdido, como vou chegar até Florença?’ e uma criança na plateia prontamente respondeu: ‘segue as estrelas, Leonardo! E faz um pedido”, declara.
Rota para grandes produções
“Leonardo, o pequeno gênio da Vinci” está em turnê pelo Brasil em um oferecimento da Petrobras e Ministério da Cultura. A Pagu Produções Culturais inseriu a capital rondoniense no roteiro devido ao acolhimento caloroso com tantas outras peças que já passaram pela cidade. “Porto Velho é uma cidade que já entrou no circuito cultural nacional”, acrescenta Mariana Gomes.
Ficha Técnica
Texto e direção: Ivan Fernandes
Direção de arte e movimento: Flávia Lopes
Elenco: Claudio Amado, Fábio Felix, Flavia Lopes, Lola Borges, Marcéli Torquato, Marcelo Dias e Thiago Magalhães.
Elenco Stand-in: Fabiana Poppius e Vinicius Messias
Direção musical: Samantha Renó
Iluminação: Aurélio De Simoni
Figurino: Cris Muñoz e Tânia Tartarelli
Cenário e adereços: Alexandre Guimarães
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Máscara e assentos: Marise Nogueira e Gabriela Bardy
Manutenção de Cenários e Adereços: Marcelo Dias
Operador de Luz: Kadu Moura
Realização: Pagu Produções Culturais
Fonte: Folk Produções / Foto Marcela Bonfin
Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações
Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi
‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025
O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã
Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França
As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede
Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento
O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p