Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 16h24
Com o apoio da prefeitura de Porto Velho grupo “O Imaginário” é selecionado para 1ª edição do Teatro Itaú Cultural
Na semana passada saiu a lista dos projetos selecionados na primeira edição (2010-2012) do programa “Rumos de Teatro Itaú Cultural”, que tem a finalidade de promover o intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do país, incentivando o convívio, a troca e o compartilhamento de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro. Os projetos foram selecionados por comissões autônomas, compostas por especialistas de vários Estados brasileiros e um representante nacional do Itaú Cultural.
O grupo de Rondônia “O imaginário”, que tem o apoio da prefeitura de Porto Velho, foi um dos selecionados e a notícia foi recebida com muita alegria pelo seu idealizador Chicão Santos, que se encontra em Olinda (PE), fazendo uma circulação nacional com o espetáculo “Filhas da Mata”, como também pela prefeitura de Porto Velho.
O presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), parabenizou o grupo pelo excelente trabalho que vem realizando em toda a Amazônia, levando o nome do Estado e da capital, positivamente, para todo o país. “A prefeitura de Porto Velho que incentiva a cultura, o lazer e o esporte, tem orgulho em apoiar um grupo como este que não abandonou suas origens e não esqueceu da nossa história”, disse Altair.
O Imaginário percorre o Brasil mostrando parte da pesquisa histórica sobre a situação da mulher na formação da sociedade local, que se inicia com o Ciclo da Borracha e a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O espetáculo estabelece um ritual de três mulheres, as Filhas da Mata, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva onde se encontram isoladas. “Somos parte de um processo que valoriza cada vez mais o simples e investiga possibilidades cênicas, misturando o local e o universal, e tudo o que vem acontecendo é algo extremamente positivo e reflete o trabalho que realizamos com responsabilidade e com muita dedicação em Porto Velho, em Rondônia e na Amazônia. Assim construímos nossa caminhada”, falou emocionado Chicão Santos.
Com essa seleção, no programa Rumos de Teatro, Chicão explica que o grupo vai mergulhar numa pesquisa teatral, denominada: - a oralidade e a cameloturgia uma pesquisa cênica do porto ao rio. “É um estudo e uma pesquisa cênica que envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia, entre “O Imaginário (RO) e a Cia Será o Benedito? (RJ)”.
O Imaginário só retorna à Porto Velho no dia 19 de novembro e logo depois fará uma jornada sobre as águas, que vai sair no dia 22 de novembro de Porto Velho e termina dia 22 de dezembro de 2010, na cidade de Manaus (AM).
Fonte: Meiry Santos
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)