Segunda-feira, 15 de novembro de 2010 - 16h24
Com o apoio da prefeitura de Porto Velho grupo “O Imaginário” é selecionado para 1ª edição do Teatro Itaú Cultural
Na semana passada saiu a lista dos projetos selecionados na primeira edição (2010-2012) do programa “Rumos de Teatro Itaú Cultural”, que tem a finalidade de promover o intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do país, incentivando o convívio, a troca e o compartilhamento de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro. Os projetos foram selecionados por comissões autônomas, compostas por especialistas de vários Estados brasileiros e um representante nacional do Itaú Cultural.
O grupo de Rondônia “O imaginário”, que tem o apoio da prefeitura de Porto Velho, foi um dos selecionados e a notícia foi recebida com muita alegria pelo seu idealizador Chicão Santos, que se encontra em Olinda (PE), fazendo uma circulação nacional com o espetáculo “Filhas da Mata”, como também pela prefeitura de Porto Velho.
O presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), parabenizou o grupo pelo excelente trabalho que vem realizando em toda a Amazônia, levando o nome do Estado e da capital, positivamente, para todo o país. “A prefeitura de Porto Velho que incentiva a cultura, o lazer e o esporte, tem orgulho em apoiar um grupo como este que não abandonou suas origens e não esqueceu da nossa história”, disse Altair.
O Imaginário percorre o Brasil mostrando parte da pesquisa histórica sobre a situação da mulher na formação da sociedade local, que se inicia com o Ciclo da Borracha e a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O espetáculo estabelece um ritual de três mulheres, as Filhas da Mata, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva onde se encontram isoladas. “Somos parte de um processo que valoriza cada vez mais o simples e investiga possibilidades cênicas, misturando o local e o universal, e tudo o que vem acontecendo é algo extremamente positivo e reflete o trabalho que realizamos com responsabilidade e com muita dedicação em Porto Velho, em Rondônia e na Amazônia. Assim construímos nossa caminhada”, falou emocionado Chicão Santos.
Com essa seleção, no programa Rumos de Teatro, Chicão explica que o grupo vai mergulhar numa pesquisa teatral, denominada: - a oralidade e a cameloturgia uma pesquisa cênica do porto ao rio. “É um estudo e uma pesquisa cênica que envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia, entre “O Imaginário (RO) e a Cia Será o Benedito? (RJ)”.
O Imaginário só retorna à Porto Velho no dia 19 de novembro e logo depois fará uma jornada sobre as águas, que vai sair no dia 22 de novembro de Porto Velho e termina dia 22 de dezembro de 2010, na cidade de Manaus (AM).
Fonte: Meiry Santos
Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro
No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu
Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO
com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv
Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia
Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En
Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL
O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar