Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo 'O Imaginário' é selecionado 1ª edição do Teatro Itaú Cultural



Com o apoio da prefeitura de Porto Velho grupo “O Imaginário” é selecionado para 1ª edição do Teatro Itaú Cultural

Na semana passada saiu a lista dos projetos selecionados na primeira edição (2010-2012) do programa “Rumos de Teatro Itaú Cultural”, que tem a finalidade de promover o intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do país, incentivando o convívio, a troca e o compartilhamento de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro. Os projetos foram selecionados por comissões autônomas, compostas por especialistas de vários Estados brasileiros e um representante nacional do Itaú Cultural.

O grupo de Rondônia “O imaginário”, que tem o apoio da prefeitura de Porto Velho, foi um dos selecionados e a notícia foi recebida com muita alegria pelo seu idealizador Chicão Santos, que se encontra em Olinda (PE), fazendo uma circulação nacional com o espetáculo “Filhas da Mata”, como também pela prefeitura de Porto Velho.

O presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), parabenizou o grupo pelo excelente trabalho que vem realizando em toda a Amazônia, levando o nome do Estado e da capital, positivamente, para todo o país. “A prefeitura de Porto Velho que incentiva a cultura, o lazer e o esporte, tem orgulho em apoiar um grupo como este que não abandonou suas origens e não esqueceu da nossa história”, disse Altair.
O Imaginário percorre o Brasil mostrando parte da pesquisa histórica sobre a situação da mulher na formação da sociedade local, que se inicia com o Ciclo da Borracha e a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O espetáculo estabelece um ritual de três mulheres, as Filhas da Mata, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva onde se encontram isoladas. “Somos parte de um processo que valoriza cada vez mais o simples e investiga possibilidades cênicas, misturando o local e o universal, e tudo o que vem acontecendo é algo extremamente positivo e reflete o trabalho que realizamos com responsabilidade e com muita dedicação em Porto Velho, em Rondônia e na Amazônia. Assim construímos nossa caminhada”, falou emocionado Chicão Santos.

Com essa seleção, no programa Rumos de Teatro, Chicão explica que o grupo vai mergulhar numa pesquisa teatral, denominada: - a oralidade e a cameloturgia uma pesquisa cênica do porto ao rio. “É um estudo e uma pesquisa cênica que envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia, entre “O Imaginário (RO) e a Cia Será o Benedito? (RJ)”.

O Imaginário só retorna à Porto Velho no dia 19 de novembro e logo depois fará uma jornada sobre as águas, que vai sair no dia 22 de novembro de Porto Velho e termina dia 22 de dezembro de 2010, na cidade de Manaus (AM).

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)