Porto Velho (RO) sexta-feira, 20 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo 'O Imaginário' é selecionado 1ª edição do Teatro Itaú Cultural



Com o apoio da prefeitura de Porto Velho grupo “O Imaginário” é selecionado para 1ª edição do Teatro Itaú Cultural

Na semana passada saiu a lista dos projetos selecionados na primeira edição (2010-2012) do programa “Rumos de Teatro Itaú Cultural”, que tem a finalidade de promover o intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do país, incentivando o convívio, a troca e o compartilhamento de formas coletivas de criação, contribuindo para seu amadurecimento, formação e articulação no cenário cultural brasileiro. Os projetos foram selecionados por comissões autônomas, compostas por especialistas de vários Estados brasileiros e um representante nacional do Itaú Cultural.

O grupo de Rondônia “O imaginário”, que tem o apoio da prefeitura de Porto Velho, foi um dos selecionados e a notícia foi recebida com muita alegria pelo seu idealizador Chicão Santos, que se encontra em Olinda (PE), fazendo uma circulação nacional com o espetáculo “Filhas da Mata”, como também pela prefeitura de Porto Velho.

O presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos (Tatá), parabenizou o grupo pelo excelente trabalho que vem realizando em toda a Amazônia, levando o nome do Estado e da capital, positivamente, para todo o país. “A prefeitura de Porto Velho que incentiva a cultura, o lazer e o esporte, tem orgulho em apoiar um grupo como este que não abandonou suas origens e não esqueceu da nossa história”, disse Altair.
O Imaginário percorre o Brasil mostrando parte da pesquisa histórica sobre a situação da mulher na formação da sociedade local, que se inicia com o Ciclo da Borracha e a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O espetáculo estabelece um ritual de três mulheres, as Filhas da Mata, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva onde se encontram isoladas. “Somos parte de um processo que valoriza cada vez mais o simples e investiga possibilidades cênicas, misturando o local e o universal, e tudo o que vem acontecendo é algo extremamente positivo e reflete o trabalho que realizamos com responsabilidade e com muita dedicação em Porto Velho, em Rondônia e na Amazônia. Assim construímos nossa caminhada”, falou emocionado Chicão Santos.

Com essa seleção, no programa Rumos de Teatro, Chicão explica que o grupo vai mergulhar numa pesquisa teatral, denominada: - a oralidade e a cameloturgia uma pesquisa cênica do porto ao rio. “É um estudo e uma pesquisa cênica que envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia, entre “O Imaginário (RO) e a Cia Será o Benedito? (RJ)”.

O Imaginário só retorna à Porto Velho no dia 19 de novembro e logo depois fará uma jornada sobre as águas, que vai sair no dia 22 de novembro de Porto Velho e termina dia 22 de dezembro de 2010, na cidade de Manaus (AM).

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i