Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo Minhas Raízes completa 20 anos

Hoje, dia 18 de abril de 2025, o grupo musical Minhas Raízes completa 20 anos de história. São duas décadas de resistência, luta contra o preconceito, destruição e defesa da cultura ribeirinha e do meio ambiente.


Grupo Minhas Raízes completa 20 anos - Gente de Opinião

Há 20 anos, quando se discutiam e implementavam as mais impactantes obras no Rio Madeira, o grupo Minhas Raízes nascia para defender o seu povo. Os alertas e denúncias estavam presentes em sua música, nos discursos, palestras e em seus próprios instrumentos musicais (os bioinstrumentos), que passavam a mensagem de conservação ambiental e sustentabilidade.

Um grupo genuinamente ribeirinho, que trazia em suas letras o linguajar, a cultura, a história e o cotidiano das comunidades do rio. Não demorou a se tornar um dos mais utilizados para explicar e entender a vida ribeirinha, com dezenas de artigos, monografias, filmes, documentários e livros escritos em Rondônia e espalhados pelo mundo. Assim também estendeu essa visibilidade à Nazaré, comunidade ribeirinha onde nasceu o grupo.

O grupo Minhas Raízes nasceu em um momento em que quase todos tinham vergonha de se dizerem ribeirinhos ou de ter sangue ribeirinho. Mostrou a todos que é às margens do rio que moram as mais lindas coisas que temos em Rondônia e na Amazônia.

O grupo tem orgulho de fazer parte dessa construção de reconhecimento e pertencimento, de influenciar outros artistas, de todas as linguagens. De levar Nazaré ao mundo, por meio do Festival Cultural de Nazaré e, principalmente, de dar voz àqueles silenciados por décadas.

Em um momento em que as discussões sobre a Amazônia estão em alta, o grupo segue firme, com a certeza de que percorreu — e continuará percorrendo — o caminho certo.

“Agradecemos ao nosso grande mentor Prof. Maciel por investir tudo o que podia no grupo, aos primeiros integrantes e comunitários por encararem o desafio e todo preconceito; ao Carlinhos Maracanã, que viu o grupo ensaiando na igrejinha de São Sebastião e o trouxe para Porto Velho para ser visto; à Glaucilene (da Emater, na época), que apoiou o projeto como podia; a todos da Secretaria de Educação, sob o comando da Epifânia (na época), por apoiarem o grupo e a comunidade, atendendo às demandas; à Fátima Cleide (então senadora), por levar o grupo a Brasília — fundamental para motivar e dar visibilidade; ao Paulinho Rodrigues, por incentivar o grupo e levá-lo a eventos em PVH; ao saudoso Zé Katraca, que convidou o grupo para o Rio +20; e, principalmente, a todos os fãs e apoiadores, por comparecerem, compartilharem e torcerem pelo grupo nesses 20 anos. Obrigado por estarem nessa luta, nessa jornada, nessa missão conosco. O que temos a dizer é: GRATIDÃO a todos — todos mesmo — que nos ajudaram até hoje.”

(Tullio Nunes – um dos fundadores do grupo)

No dia 22 de abril, o grupo fará um show em comemoração, logo após o lançamento do documentário sobre o Festival de Nazaré, no espaço Tapirí.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)