Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 18h12
Com apoio da prefeitura da capital, o grupo de teatro “O Imaginário” de Porto Velho, está levando a cultura de Rondônia para todo o Brasil com o espetáculo “Filhas da Mata”. Em 2009, o grupo foi selecionado pelo projeto Palco Giratório do SESC, e desde então já percorreu estados como Ceará, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. As mais recentes apresentações (duas), foram realizadas nos dias 19 e 20 de agosto, em Santos (SP).
Segundo “Chicão Santos”, diretor de “O Imaginário”, o espetáculo narra a história de mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória, que vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre o sonho e a realidade, lutando pela redescoberta do sentido da existência e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação. “Fazer parte do Projeto Palco Giratório do Sesc e se apresentar em praticamente todo o Brasil é o reconhecimento do nosso trabalho. Isso dá visibilidade à nossa arte, nos motiva a prosseguir e demonstra que aqui em Porto Velho também tem talentos e pessoas capacitadas para produzir espetáculos de qualidade”, destaca o diretor “ Chicão Santos.
Próximas apresentações
Dia 26 de setembro, o espetáculo “Filhas da Mata”, fez apresentação no Sesc em Porto Velho, durante o Palco Giratório 2010. E, depois o grupo segue para Florianópolis (SC). De 14 de outubro a 19 de novembro, a peça será apresentada nos Estados do nordeste, no Rio de Janeiro e Paraná. O elenco de “O Imaginário” é composto de seis pessoas, todas de Porto Velho. São três atrizes, um músico, um produtor e um assistente.
Parceria
A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, informa que a prefeitura tem convênio com “O Imaginário” e tem apoiado vários grupos culturais da capital, a exemplo das quadrilhas e dos bois-bumbás, que recentemente se apresentaram em Brasília e no Acre. “O apoio faz parte da política de resgate e valorização da cultura regional desenvolvida na administração do prefeito Roberto Sobrinho”, disse.
Crítica
Confira um trecho da crítica de Sebastião Milaré (SP), da revista Arte SESC/RS, sobre a apresentação de “Filhas da Mata”, espetáculo do grupo “O Imaginário” em Porto Alegre - RS, pelo Festival Palco Giratório 2010:
“Vindo de Rondônia, o grupo “O Imaginário” banhou (literalmente) o Festival com lendas amazônicas vinculadas às águas. Depois de passar por uma “lagoa”, único acesso ao espaço cênico, o espectador se vê aprisionado em sítio onde o rio domina as vidas ribeirinhas e os esconsos da mata profunda. A dramaturgia de Jória Lima, parte da pesquisa histórica sobre a formação da sociedade local, que se inicia com o ciclo da borracha e a desastrosa construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Desse contexto, seu olhar particulariza a situação da mulher, à época tratada como “moeda de troca”, desde então vítima de toda a sorte de violência. O diretor Chicão Santos, com fina sensibilidade, construiu um discurso estético usando o mínimo de elementos e estabeleceu um ritual de três mulheres, “Filhas da Mata”, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva”.
Fonte: Augusto José
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)