Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Grupo de teatro apoiado pela prefeitura faz sucesso fora de Rondônia


 

Com apoio da prefeitura da capital, o grupo de teatro “O Imaginário” de Porto Velho, está levando a cultura de Rondônia para todo o Brasil com o espetáculo “Filhas da Mata”. Em 2009, o grupo foi selecionado pelo projeto Palco Giratório do SESC, e desde então já percorreu estados como Ceará, Pernambuco e Santa Catarina, entre outros. As mais recentes apresentações (duas), foram realizadas nos dias 19 e 20 de agosto, em Santos (SP).

Segundo “Chicão Santos”, diretor de “O Imaginário”, o espetáculo narra a história de mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória, que vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre o sonho e a realidade, lutando pela redescoberta do sentido da existência e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação. “Fazer parte do Projeto Palco Giratório do Sesc e se apresentar em praticamente todo o Brasil é o reconhecimento do nosso trabalho. Isso dá visibilidade à nossa arte, nos motiva a prosseguir e demonstra que aqui em Porto Velho também tem talentos e pessoas capacitadas para produzir espetáculos de qualidade”, destaca o diretor “ Chicão Santos.

Próximas apresentações

Dia 26 de setembro, o espetáculo “Filhas da Mata”, fez apresentação no Sesc em Porto Velho, durante o Palco Giratório 2010. E, depois o grupo segue para Florianópolis (SC). De 14 de outubro a 19 de novembro, a peça será apresentada nos Estados do nordeste, no Rio de Janeiro e Paraná. O elenco de “O Imaginário” é composto de seis pessoas, todas de Porto Velho. São três atrizes, um músico, um produtor e um assistente.

Parceria

A vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, informa que a prefeitura tem convênio com “O Imaginário” e tem apoiado vários grupos culturais da capital, a exemplo das quadrilhas e dos bois-bumbás, que recentemente se apresentaram em Brasília e no Acre. “O apoio faz parte da política de resgate e valorização da cultura regional desenvolvida na administração do prefeito Roberto Sobrinho”, disse.

Crítica

Confira um trecho da crítica de Sebastião Milaré (SP), da revista Arte SESC/RS, sobre a apresentação de “Filhas da Mata”, espetáculo do grupo “O Imaginário” em Porto Alegre - RS, pelo Festival Palco Giratório 2010:

“Vindo de Rondônia, o grupo “O Imaginário” banhou (literalmente) o Festival com lendas amazônicas vinculadas às águas. Depois de passar por uma “lagoa”, único acesso ao espaço cênico, o espectador se vê aprisionado em sítio onde o rio domina as vidas ribeirinhas e os esconsos da mata profunda. A dramaturgia de Jória Lima, parte da pesquisa histórica sobre a formação da sociedade local, que se inicia com o ciclo da borracha e a desastrosa construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Desse contexto, seu olhar particulariza a situação da mulher, à época tratada como “moeda de troca”, desde então vítima de toda a sorte de violência. O diretor Chicão Santos, com fina sensibilidade, construiu um discurso estético usando o mínimo de elementos e estabeleceu um ritual de três mulheres, “Filhas da Mata”, com suas memórias em que a realidade é gerada pelos mitos dos rios e da selva”.

Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio