Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Gravar filmes no interior de cinema vai ser crime


 Gente de Opinião

Para Pansera, ao criminalizar a prática, a medida preenche uma lacuna existente na legislação

A Comissão de Cultura aprovou o Projeto de Lei 6512/16, do deputado Delegado Francischini (SD-PR), que pune com reclusão de dois a quatro anos e multa a gravação de filmes no interior de salas de cinema sem autorização.

O texto insere no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) tipo penal específico para a prática conhecida como camcording. O código atual já pune a violação de direito autoral. Mas, para Fransischini, “a previsão de tal punição configura-se genérica”.

Pela proposta, estará sujeito à mesma pena quem transmitir, distribuir, reproduzir ou comunicar ao público, por qualquer meio, inclusive pela internet, a cópia integral ou parcial da gravação. Também será punido do mesmo modo quem entregar, transmitir ou enviar a terceiros que transmitam, distribuam ou reproduzam ao público a gravação.

Campeão de pirataria
O parecer do relator, deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), foi favorável à proposta. “Infelizmente, nosso País é hoje o maior responsável pela pirataria no cinema dentre os países latino-americanos”, disse. “Segundo a Motion Picture Association, desde 2011, foram 530 os casos de filmagens clandestinas dentro dos cinemas na América Latina; 190 deles no Brasil, sendo esses números apenas uma pequena parcela do que de fato ocorre e não são descobertos”, completou.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Gente de Opinião
Wyllys votou pela rejeição da proposta por considerar que a prática já é considerada violação na legislação vigente

Conforme Pansera, “pela falta específica de tipicidade da prática em si, muitas vezes não se consegue coibir a gravação clandestina dos filmes nas salas de cinema”.

Opinião divergente
O deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) discordou do parecer do relator e apresentou voto em separado, pela rejeição da matéria. “A prática já é considerada uma violação de direitos autorais pela legislação penal”, afirmou. “ Ser genérica não é um defeito da lei, já que ela deve ser capaz de abarcar vários casos que se enquadrem no mesmo tema”, completou o parlamentar.

Segundo ele a Súmula 502 do Superior Tribunal de Justiça traz a mesma interpretação

Tramitação
A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada pelo Plenário.

Íntegra da proposta:


Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)