Terça-feira, 7 de junho de 2016 - 20h50
O projeto Sejucel Itinerante, que visa a necessidade de expansão e efetivação das políticas públicas adotadas pelo Governo do estado, vai realizar a partir do dia 13 de junho o cadastro de artesãos com a comunidade indígena na aldeia Suruí, localizada em uma região fronteiriça, ao norte do município de Cacoal.
A equipe da coordenadoria de artesanatos da Sejucel permanecerá quatro dias na aldeia realizando cadastros de mais de 300 artesãos indígenas no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a ação foi um pedido do próprio representante da aldeia, durante visita da caravana ao município de Cacoal.
De acordo com a coordenadora de Artesanatos, Wellida Sodré, é um trabalho que além de valorizar a riqueza do artesanato indígena, permite mais abertura de mercado para o artesanato. “Nossa proposta é levar para todo o Brasil as manifestações culturais enraizadas no artesanato de cada povo, o artesanato indígena é muito rico e faz muito sucesso nas maiores exposições e feiras do País. Com esse trabalho podemos promover e desenvolver o artesanato regional”, disse Wellida.
Com as ações do projeto Sejucel Itinerante, que teve início em março de 2016, o estado de Rondônia passa de 27º para 20º lugar em número de artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro, o estado já é o terceiro da região norte, alem de estar na frente de Santa Catarina, Paraná e Maranhão.
Fonte
Texto: Pamella Rosa
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)