Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Governo discute novo modelo de escolas



O governador Confúcio Moura esteve na manhã de sexta-feira na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde participou de uma reunião com o Secretário Jorge Elarrat, a secretária adjunta, Neila Myrra e técnicos da secretaria para tratar sobre a gestão de estratégias que garantam melhorias na qualidade da educação.

A reunião teve início com a apresentação do projeto de requalificação das escolas de Rondônia, chamado de Escola Vaidosa, que prevê a reforma, ampliação e a construção dos espaços educacionais, de maneira que se tornem instituições ‘vaidosas’ de si mesmas, “O projeto idealiza espaços mais belos, acolhedores, ambientes significativos para a vida dos estudantes e dos profissionais da educação, além de se tornar referencia para a vida da comunidade a sua volta”, explicou a assessora técnica Rita Ramalho, que apresentou o projeto.

A proposta é dar uma nova cara às escolas do Estado, transformado o espaço mais acolher, com a criação de uma pracinha logo na entrada, com piso de pedras, árvores, ambiente com bastante sombra, espaço reservado para o estacionamento de bicicletas, pontos de coleta seletiva de lixo, painel em mosaico e totem de mosaico onde abrigará a caixa d’água e a guarita da Escola. Essa fachada seria padrão em todas as escolas estaduais.

Outra novidade que o projeto apresenta para torna o ambiente escolar ainda mais agradável é a criação de um “chapelão” ou “varandão”, que consiste em uma área coberta com piso de cimento, puffs, redes, bancos e mesas grandes.

O projeto da Escola Vaidosa conta ainda com uma remodelação com áreas livres para a montagem de hortas, plantação de árvores nativas, equipamentos para esporte e lazer, além de bancos, bebedouros, espreguiçadeiras, redes, cestas de basquete, balanço e chuveirões abertos ou pontos de água instalados no chão.

Outro diferencial para esse novo modelo de escola são as cores, que devem incluir o verde, amarelo, azul e branco, cores da bandeira nacional e a de Rondônia, que representam respectivamente as matas, o ouro, o céu e paz. A novidade deve ficar por conta do vermelho, que representa a terra.

Após a apresentação do projeto o governador Confúcio Moura parabenizou a equipe e disse que o projeto está perfeito, “O projeto ficou maravilhoso, nossos alunos merecem um espaço mais agradável e acolhedor. A estrutura física da escola também é muito importante para a melhoria na educação”, disse Moura.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)