Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 09h46
O governador Confúcio Moura esteve na manhã de sexta-feira na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), onde participou de uma reunião com o Secretário Jorge Elarrat, a secretária adjunta, Neila Myrra e técnicos da secretaria para tratar sobre a gestão de estratégias que garantam melhorias na qualidade da educação.
A reunião teve início com a apresentação do projeto de requalificação das escolas de Rondônia, chamado de Escola Vaidosa, que prevê a reforma, ampliação e a construção dos espaços educacionais, de maneira que se tornem instituições ‘vaidosas’ de si mesmas, “O projeto idealiza espaços mais belos, acolhedores, ambientes significativos para a vida dos estudantes e dos profissionais da educação, além de se tornar referencia para a vida da comunidade a sua volta”, explicou a assessora técnica Rita Ramalho, que apresentou o projeto.
A proposta é dar uma nova cara às escolas do Estado, transformado o espaço mais acolher, com a criação de uma pracinha logo na entrada, com piso de pedras, árvores, ambiente com bastante sombra, espaço reservado para o estacionamento de bicicletas, pontos de coleta seletiva de lixo, painel em mosaico e totem de mosaico onde abrigará a caixa d’água e a guarita da Escola. Essa fachada seria padrão em todas as escolas estaduais.
Outra novidade que o projeto apresenta para torna o ambiente escolar ainda mais agradável é a criação de um “chapelão” ou “varandão”, que consiste em uma área coberta com piso de cimento, puffs, redes, bancos e mesas grandes.
O projeto da Escola Vaidosa conta ainda com uma remodelação com áreas livres para a montagem de hortas, plantação de árvores nativas, equipamentos para esporte e lazer, além de bancos, bebedouros, espreguiçadeiras, redes, cestas de basquete, balanço e chuveirões abertos ou pontos de água instalados no chão.
Outro diferencial para esse novo modelo de escola são as cores, que devem incluir o verde, amarelo, azul e branco, cores da bandeira nacional e a de Rondônia, que representam respectivamente as matas, o ouro, o céu e paz. A novidade deve ficar por conta do vermelho, que representa a terra.
Após a apresentação do projeto o governador Confúcio Moura parabenizou a equipe e disse que o projeto está perfeito, “O projeto ficou maravilhoso, nossos alunos merecem um espaço mais agradável e acolhedor. A estrutura física da escola também é muito importante para a melhoria na educação”, disse Moura.
Fonte: Decom
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé
O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)