Quarta-feira, 9 de dezembro de 2015 - 17h11
Nesta quinta-feira (10,) às 9h no Largo da Capela de Santo Antônio em Porto Velho, será inaugurado o Memorial Rondon, um espaço para abrigar o acervo da vida e obra de Marechal Rondon, responsável pela construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, concluída em 1915.
O espaço do memorial foi construído pela concessionária Santo Antônio Energia, que investiu de R$ 3 milhões. “A realização do projeto Memorial Marechal Rondon é fruto da parceria entre empresas privadas, governo do estado, Exército e Universidade Federal de Rondônia que se converte no principal atrativo turístico de Porto Velho”, destacou o superintendente de Turismo de Rondônia, Julio Olivar.
Para o major Novaes, da 17ª Brigada, a inauguração do memorial este ano é simbólica e muito representativa. “Neste ano comemoramos os 150 anos do Marechal Rondon e 100 anos de instalação da linha telegráfica Cuiabá e Santo Antônio do Madeira. Este memorial traz a história à vida no próprio lugar onde ela nasceu”, frisou.
O memorial é dividido em casas que contam a história da vida e obra do Marechal nas temáticas: Telégrafo; Cinematógrafo; Expedições, Fronteiras e paz; Estação de Telégrafo e Barraca de Comando. O projeto é da empresa Memória Civelli Produções Culturais que recebeu do próprio Marechal Rondon os direitos autorais sobre o material que ele capturou durante suas expedições.
A gestão do espaço que irá funcionar para visitação pública de terça a domingo, das 10 às 16h, é compartilhada entre o Exército e o governo de Rondônia, que por meio da Setur, disponibiliza servidores para trabalhar no local. O memorial será aberto para visitação a partir de sexta-feira (11) com entrada franca e livre para todas as idades.
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)