Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ginecologia: Curso pretende padronizar procedimentos médicos na região Norte



O Curso de Educação Médica Continuada, realizado mensalmente, desde 2007, pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), pretende homogeneizar a linguagem e os procedimentos médicos na região Norte, segundo avaliou o médico Carlos Henrique Esteves Freire – especialista em ginecologia e obstetrícia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Tego).

Carlos Henrique, que ministrou aula no final de semana sobre ginecologia e obstetrícia, enfocando os problemas do pré-natal de baixo e alto risco, assistência ao parto, pré-eclâmpsia/eclampsia, hemorragias da gravidez 1o e 3o trimestre e pós-parto e casos clínicos, diz que há uma diretriz do Conselho Federal de Medicina (CFM) para tentar homogeneizar as informações médicas em nível nacional. “Nessas palestras não abordamos avanços tecnológicos nem pesquisas ultra-avançados. O objetivo é dar toques básicos sobre temas corriqueiros”.

Para o especialista, a homogeneização das abordagens médicas na região Norte é um passo positivo. “Positivo porque a região por si só já é homogênea. Portanto em nossas palestras não há novidade tecnológica, mas apenas um aprimoramento e inovações com relação a algumas abordagens de rotina”.

O médico elogiou a pré-disposição em aprender dos médicos rondonienses e destacou o nível de aproveitamento do conteúdo. “Há um grande aproveitamento da palestra. E o que é melhor, há uma troca de experiência valorosa a partir das similaridades das dificuldades e dos avanços na área médica voltada à ginecologia”, ressaltou.

A presidente do Conselho, médica Inês Motta, voltou a destacar o apoio do CFM e da Ufam para a realização do curso. “É um curso gratuito aos médicos rondonienses. E por isso uma grande conquista, aos profissionais e à população”.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)