Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Gestores capacitados para aquisição de merenda escolar



Parte da merenda das Escolas do município de Porto Velho será comprada dos agricultores rurais do próprio município. A medida prevista em lei federal, pretende aumentar a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos e também auxiliar no incremento econômico dos produtores familiares locais. É a primeira vez que a aquisição será feita conforme a legislação, salientando que, mesmo antes da normatização, a prefeitura já adotava essa prática.

Para esclarecer como se dará o processo, a divisão de Alimentação Escolar, da secretaria municipal de Educação (Diale/Semed) está ministrando um curso de capacitação para os gestores das Escolas da rede municipal de ensino, localizadas na área urbana de Porto Velho. A oficina que acontece no Centro de Formação de Profissionais da Educação, iniciou no último dia 16 e encerra no próximo dia 21. “Essa oficina é justamente para passar aos gestores das Escolas como é feito o processo”, explicou Maria Marta, chefe da Diale/Semed.

Para melhor organizar a compra dos produtos, a cidade foi dividida em quatro pólos que poderão ser procurados pelos produtores para a efetivação da venda de sua produção. No calendário do curso, cada dia é destinado a um pólo. No dia 16, o treinamento foi para os gestores das Escolas do pólo da zona Norte. Dia 17, zona Sul, dia 20, zona Oeste e dia 21, zona Leste.

Pela lei, no mínimo 30% da merenda servida nas Escolas deve ser comprada de produtores da própria cidade que se enquadram na categoria de agricultores familiares. Caso os produtores familiares locais não consigam atender à demanda, podem participar cooperativas, associações ou mesmo produtores de outros municípios.

Para participar do programa e vender a produção ao município, o produtor interessado deve participar da Chamada Pública, realizada pela secretaria municipal de Educação. A quantidade e os tipos de alimentos a serem adquiridos pelo município são especificados previamente no edital da Chamada Pública.

De acordo com a chefe da Diale/Semed, na lista dos alimentos que podem ser adquiridos constam 42 produtos e 330 produtores rurais já estão cadastrados na divisão de Alimentação Escolar, para vender seus produtos às Escolas da área urbana de Porto Velho.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de março de 2026 | Porto Velho (RO)