Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 - 12h05
Parte da merenda das Escolas do município de Porto Velho será comprada dos agricultores rurais do próprio município. A medida prevista em lei federal, pretende aumentar a qualidade da merenda escolar oferecida aos alunos e também auxiliar no incremento econômico dos produtores familiares locais. É a primeira vez que a aquisição será feita conforme a legislação, salientando que, mesmo antes da normatização, a prefeitura já adotava essa prática.
Para esclarecer como se dará o processo, a divisão de Alimentação Escolar, da secretaria municipal de Educação (Diale/Semed) está ministrando um curso de capacitação para os gestores das Escolas da rede municipal de ensino, localizadas na área urbana de Porto Velho. A oficina que acontece no Centro de Formação de Profissionais da Educação, iniciou no último dia 16 e encerra no próximo dia 21. “Essa oficina é justamente para passar aos gestores das Escolas como é feito o processo”, explicou Maria Marta, chefe da Diale/Semed.
Para melhor organizar a compra dos produtos, a cidade foi dividida em quatro pólos que poderão ser procurados pelos produtores para a efetivação da venda de sua produção. No calendário do curso, cada dia é destinado a um pólo. No dia 16, o treinamento foi para os gestores das Escolas do pólo da zona Norte. Dia 17, zona Sul, dia 20, zona Oeste e dia 21, zona Leste.
Pela lei, no mínimo 30% da merenda servida nas Escolas deve ser comprada de produtores da própria cidade que se enquadram na categoria de agricultores familiares. Caso os produtores familiares locais não consigam atender à demanda, podem participar cooperativas, associações ou mesmo produtores de outros municípios.
Para participar do programa e vender a produção ao município, o produtor interessado deve participar da Chamada Pública, realizada pela secretaria municipal de Educação. A quantidade e os tipos de alimentos a serem adquiridos pelo município são especificados previamente no edital da Chamada Pública.
De acordo com a chefe da Diale/Semed, na lista dos alimentos que podem ser adquiridos constam 42 produtos e 330 produtores rurais já estão cadastrados na divisão de Alimentação Escolar, para vender seus produtos às Escolas da área urbana de Porto Velho.
Fonte: Joel Elias
Rondônia brilha no Prêmio Sebrae Amazônia de Música
Na última terça-feira (26), o prestigiado Theatro da Paz, em Belém (PA), recebeu a edição 2025 do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, uma noite de cel
As escritoras Eva da Silva Alves e Célia Marques, através da Temática Editora e Cursos lançou o edital “Rondônia em Versos e Prosas”, uma iniciativa
Festival de Música Portal da Amazônia agita Vilhena com dois dias de shows e celebração cultural
Vilhena viveu um fim de semana marcado por música, diversidade e integração cultural. A oitava edição do Festival de Música Portal da Amazônia reuni
Vídeo de dança que celebra a cultura afro-brasileira será lançado em Vilhena
Nesta sexta-feira (29), será lançado em Vilhena (RO) o vídeo de dança “Vibrações Amazônicas: Samba de Roda em Rondônia”, uma obra audiovisual de set