Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Galpão revitalizado em abunã recebe projeto cultural


O centenário galpão da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construído no distrito de Abunã no início do século passado e revitalizado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em 2012, foi o local escolhido pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), para sediar mais uma etapa do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”. O evento foi realizado na última semana de outubro e ofereceu diversão à população local com o espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam”.

A revitalização do galpão de Abunã, que pertence ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi feita através das medidas compensatórias da ESBR junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O antigo prédio, já bastante deteriorado pela ação do tempo e pelos longos anos que ficou inutilizado e sem receber manutenção ou reformas, foi reconstruído obedecendo aos seus padrões originais.

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Alves Neto, além da revitalização do galpão também foi feita a limpeza da área onde ele está situado.

A presidente da Funcultural, Jória Lima, acredita que o galpão deve ser mesmo utilizado como Centro Cultural, devido à gama de talentos existentes na região e a ausência de espaços para que os mesmos possam ser valorizados. “Nós realizamos este evento no começo da semana passada e o espaço foi muito bem recebido pela administração do distrito e pela população. Naquela região são fomentadas várias atividades. Existe uma boa demanda de talentos na própria comunidade. Há demanda para o espaço ficar movimentado o ano todo”, destaca Jória, informando que a Funcultural já identificou e cadastrou monitores, pessoas com talento para a música, dança, teatro, e que têm disponibilidade e interesse em participar de capacitações e ministrar oficinas na comunidade.

Cultura nos Distritos– O projeto “Circulando Cultura nos Distritos” é desenvolvido pela Associação Curta Amazônia e visa criar um espaço nos distritos de Porto Velho, onde artistas possam circular bens culturais, como atrações da música regional, peças teatrais, danças, exposições fotográficas e artísticas, shows de stand-up, além de dar oportunidade para talentos das comunidades envolvidas.

Esta foi a segunda etapa do projeto, iniciada em 10 de outubro nos distritos ribeirinhos do Baixo Madeira. Nesta última etapa, foi contemplada a região da Ponta do Abunã– sendo em Nova Califórnia no dia 25; em Extrema, no dia 26; em Vista Alegre do Abunã, dia 27; encerrando em Abunã, no dia 28 de outubro. A próxima etapa acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro e será realizada em Nova Mutum Paraná e em União Bandeirantes, respectivamente.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)