Quarta-feira, 6 de novembro de 2013 - 08h40
O centenário galpão da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construído no distrito de Abunã no início do século passado e revitalizado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em 2012, foi o local escolhido pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), para sediar mais uma etapa do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”. O evento foi realizado na última semana de outubro e ofereceu diversão à população local com o espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam”.
A revitalização do galpão de Abunã, que pertence ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi feita através das medidas compensatórias da ESBR junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O antigo prédio, já bastante deteriorado pela ação do tempo e pelos longos anos que ficou inutilizado e sem receber manutenção ou reformas, foi reconstruído obedecendo aos seus padrões originais.
Segundo o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Alves Neto, além da revitalização do galpão também foi feita a limpeza da área onde ele está situado.
A presidente da Funcultural, Jória Lima, acredita que o galpão deve ser mesmo utilizado como Centro Cultural, devido à gama de talentos existentes na região e a ausência de espaços para que os mesmos possam ser valorizados. “Nós realizamos este evento no começo da semana passada e o espaço foi muito bem recebido pela administração do distrito e pela população. Naquela região são fomentadas várias atividades. Existe uma boa demanda de talentos na própria comunidade. Há demanda para o espaço ficar movimentado o ano todo”, destaca Jória, informando que a Funcultural já identificou e cadastrou monitores, pessoas com talento para a música, dança, teatro, e que têm disponibilidade e interesse em participar de capacitações e ministrar oficinas na comunidade.
Cultura nos Distritos– O projeto “Circulando Cultura nos Distritos” é desenvolvido pela Associação Curta Amazônia e visa criar um espaço nos distritos de Porto Velho, onde artistas possam circular bens culturais, como atrações da música regional, peças teatrais, danças, exposições fotográficas e artísticas, shows de stand-up, além de dar oportunidade para talentos das comunidades envolvidas.
Esta foi a segunda etapa do projeto, iniciada em 10 de outubro nos distritos ribeirinhos do Baixo Madeira. Nesta última etapa, foi contemplada a região da Ponta do Abunã– sendo em Nova Califórnia no dia 25; em Extrema, no dia 26; em Vista Alegre do Abunã, dia 27; encerrando em Abunã, no dia 28 de outubro. A próxima etapa acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro e será realizada em Nova Mutum Paraná e em União Bandeirantes, respectivamente.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)