Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Galpão revitalizado em abunã recebe projeto cultural


O centenário galpão da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construído no distrito de Abunã no início do século passado e revitalizado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR) em 2012, foi o local escolhido pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), para sediar mais uma etapa do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”. O evento foi realizado na última semana de outubro e ofereceu diversão à população local com o espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam”.

A revitalização do galpão de Abunã, que pertence ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, foi feita através das medidas compensatórias da ESBR junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O antigo prédio, já bastante deteriorado pela ação do tempo e pelos longos anos que ficou inutilizado e sem receber manutenção ou reformas, foi reconstruído obedecendo aos seus padrões originais.

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Alves Neto, além da revitalização do galpão também foi feita a limpeza da área onde ele está situado.

A presidente da Funcultural, Jória Lima, acredita que o galpão deve ser mesmo utilizado como Centro Cultural, devido à gama de talentos existentes na região e a ausência de espaços para que os mesmos possam ser valorizados. “Nós realizamos este evento no começo da semana passada e o espaço foi muito bem recebido pela administração do distrito e pela população. Naquela região são fomentadas várias atividades. Existe uma boa demanda de talentos na própria comunidade. Há demanda para o espaço ficar movimentado o ano todo”, destaca Jória, informando que a Funcultural já identificou e cadastrou monitores, pessoas com talento para a música, dança, teatro, e que têm disponibilidade e interesse em participar de capacitações e ministrar oficinas na comunidade.

Cultura nos Distritos– O projeto “Circulando Cultura nos Distritos” é desenvolvido pela Associação Curta Amazônia e visa criar um espaço nos distritos de Porto Velho, onde artistas possam circular bens culturais, como atrações da música regional, peças teatrais, danças, exposições fotográficas e artísticas, shows de stand-up, além de dar oportunidade para talentos das comunidades envolvidas.

Esta foi a segunda etapa do projeto, iniciada em 10 de outubro nos distritos ribeirinhos do Baixo Madeira. Nesta última etapa, foi contemplada a região da Ponta do Abunã– sendo em Nova Califórnia no dia 25; em Extrema, no dia 26; em Vista Alegre do Abunã, dia 27; encerrando em Abunã, no dia 28 de outubro. A próxima etapa acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro e será realizada em Nova Mutum Paraná e em União Bandeirantes, respectivamente.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio