Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FUNDEB: Falta de reuniões inviabiliza fiscalização


O Conselho de Fiscalização do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), criado pela Lei Complementar nº 374/2007 e empossado no dia 24 de agosto deste ano, ainda não conseguiu realizar sequer uma reunião para fiscalizar a aplicação dos recursos da educação em Rondônia.

A denúncia foi feita pelo conselheiro Arnildo Lino dos Santos, representante da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), e será encaminhada ao Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembléia Legislativa e ao MEC, para providências.

De acordo com a lei os conselheiros do Fundeb deveriam se reunir mensalmente. O professor Arnildo explica que em Rondônia as reuniões são marcadas para a primeira quinta-feira de cada mês. No entanto, em todas realizadas até agora só compareceram ele, a presidente do Conselho, que é representante dos pais de alunos, e um ou outro conselheiro, não obtendo o quorum necessário aos trabalhos. “A única vez que conseguimos reunir os conselheiros foi na primeira reunião, quando tivemos que telefonar para cada um dos membros, convocando-os”, disse Arnildo.

Os conselheiros do Fundeb ainda estão se orientando pelo regimento do antigo Fundef, pois nem o próprio regimento conseguiram discutir. Segundo Arnildo, os conselheiros sequer sabem qual é o seu papel, visto que até hoje não tiveram qualquer tipo de orientação e ainda não tiveram acesso aos relatórios da conta do fundo.

O Conselho Estadual do Fundeb é composto por onze membros. São eles: Irany Oliveira Lima Moraes, Luzineth Soares Deniz e Daniel Diogo de Araújo Júnior, representantes do governo do Estado; Quitéria Rosa Pereira Souza, representante do Executivo Municipal; Maria Tânia Gregório, representante do Conselho Estadual de Educação; Terezinha Ferreira de Oliveira Padilha, representante da Undime; Arnildo Lino dos Santos, representante da CNTE; Carla Cristina da Silva e Daiane Barbosa Gonçalves, representantes dos estudantes da rede pública; e Maria Valdenira Albuquerque e Terezinha Andrade da Costa, ambas representantes dos pais de alunos, sendo a última, a presidente eleita. Os conselheiros foram nomeados pelo governador do estado através do Decreto nº 12945, de 03 de julho de 2007.

Além da denúncia aos organismos competentes, o conselheiro Arnildo Lino adiantou que vai solicitar à presidente que encaminhe ofícios ao governo do Estado solicitando os relatórios bem como todas as informações sobre o Fundeb para que as verbas da educação sejam efetivamente fiscalizadas.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)