Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural reúne com MP para tratar sobre a EFMM


As ações que a Prefeitura de Porto Velho realizará para recuperar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foram apresentadas nesta segunda-feira, 13, pela Fundação Municipal de Cultura (Funcultural) ao Ministério Público do Estado (MPE). O projeto de revitalização do patrimônio história foi exposto pelo presidente da Funcultural, Marcos Nobre, ao promotor de Justiça, Jesualdo Leiva de Freitas, da Promotoria de Urbanismo.

Na reunião que ainda teve a participação do diretor de Arte e Cultura da fundação, Flávio Morais, e da assessora técnica da Secretaria Municipal de Programas Especiais e Defesa Civil (Sempedec), Daniela Vezu, as ações previstas foram detalhadas ao promotor. Também foram mostradas as condicionantes que ainda faltam ser executadas pela Santo Antônio Energia.

No encontro, o presidente da Funcultural também colocou a necessidade de se criar um marco regulatório para normatizar a questão do patrimônio histórico em Porto Velho. “Precisamos criar uma política pública permanente para essa área, a fim de que os projetos desenvolvidos tenham sequência numa eventual troca de gestão e não se perca tudo o que foi feito”, explicou Marcos Nobre.

Dentro dessa proposta, a Funcultura pretende tratar com o prefeito Mauro Nazif a criação de leis para a criação da Coordenadoria Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultura de Porto Velho, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, que seria o órgão fiscalizador das ações e também o Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, que seria criado para financiar as ações da área.

O promotor de Justiça, Jesualdo de Freitas, mostrou-se satisfeito com o resultado do encontro. “Na verdade, essa foi uma reunião para que o Ministério Público Estadual pudesse conhecer um pouco do trabalho que a Funcultural pretende realizar na estrada de ferro Madeira-Mamoré, conhecer também o universo de ações e intervenções que estão sendo buscada para saber de que forma poderá auxiliar na concretização desses objetivos.

Marcos Nobre adiantou que a fundação tem se programado cada vez mais para avançar na pauta do patrimônio histórico artístico e cultural do município e para que isso aconteça de forma sólida e concreta, é preciso buscar o apoio incondicional dos órgãos de controle externo e das Secretarias que estão inseridas nesse contexto.

“A vinda do promotor simboliza muito essa relação que a Funcultural tem tentado construir não só com o Ministério Público, mas também o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e demais entidades que têm interesse em tratar da pauta do patrimônio histórico”, frisou o presidente da Funcultural.

Fonte: Joel Elias


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)