Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural promove encontro para discutir edital de fomento ao audiovisual



A Prefeitura de Porto Velho, por meio de sua Fundação Cultural, promoveu na noite de quinta-feira, no Espaço Béra, uma roda de conversa entre artistas, produtores culturais e realizadores e produtores independentes ligados ao setor audiovisual. O bate papo intermediado pela facilitador, Aldemar Matias, do escritório da regional norte da Agência Nacional de Cinema (Ancine), teve como proposta trazer maiores esclarecimentos a cerca do edital  do Programa Brasil de Todas as Telas - Linha de Produção de Conteúdos Destinados às TVs Públicas, que contempla a todo o país em R$60 milhões de reais. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual fomentarão a produção de 103 obras audiovisuais brasileiras independentes, correspondendo a 260 horas de programação. Para o Norte foram reservados R$12 milhões.

 A Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão (segmentos de TV universitária, comunitária e educativa e cultural). "Nós queremos trazer a oportunidade para que os produtores daqui tenham um contato maior com essa linha de financiamento do edital em aberto pelo Governo Federal. Com certeza Porto Velho tem profissionais no setor muito bons, o que falta é isso, a democratização desse recurso, de como acessá-lo", justificou Rafael Altomar, assessor do presidente da Fundação, ao detalhar os motivos que motivaram a Funcultural a trazer um técnico para desmitificar o edital.

 De passagem pelas 7 capitais da região Norte, Aldemar Matias, lembrou que o programa quer dar oportunidade não só de descentralizar os recursos, mas também de acesso a informação. "A ideia é ter projetos do país inteiro. A gente crê que todos os estados são capazes de produzir, por isso foram criados escritórios regionais para facilitar o atendimento ao produtor", disse.
   
 A iniciativa da Funcultural em facilitar o encontro foi aprovada por produtores num geral. "Fundamental essa preocupação de informar e esclarecer todos os detalhes desse valor que está sendo destino a gente. É essa política que tem que haver, de ampla divulgação e aberta a todos, com isso acaba-se com o estigma de que é apenas para alguns ou de grupos", comentou Ronaldo Nina, participante do evento.

 Já Neto Cavalcante, alegou que o mapeamento de recursos realizado pela autarquia, promove nãoo só a cultura, mas também o social. "É muito importante incluir na pauta da Fundação o desenvolvimento do audiovisual, pois fomenta o emprego, novos mercados e até o esclarecimento de jovens", lembrou o produtor.

 Em aberto até o dia 27 de abril, o edital está disponível no site (www.brde.com.br/fsa). Podem participar projetos de obras seriadas e não seriadas, de ficção, documentário e animação. Os editais desta linha serão operados por meio de uma parceria entre a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e conta com o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM) e Associação Brasileira de Emissoras Públicas Educativas e Culturais (ABEPEC).

Fonte: Renata Beccária

 
 
 
 

 
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio