Segunda-feira, 10 de novembro de 2014 - 14h03
Foi com uma grande festa na noite de sexta-feira (7), que a prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural, finalizou o ciclo de comemorações do centenário da cidade. Durante todo mês foram realizadas várias atividades educativas, culturais e esportivas alusivas aos cem anos da capital.
Na oportunidade, a Funcultural realizou o lançamento de dois trabalhos dedicados a história do município, sendo um livro com o título “Porto Velho 100 anos” e um documentário, com a mesma temática. Para a confecção do livro, a Fundação contou com a colaboração de fotógrafos do Foto Clube Rondônia, entidade sem fins lucrativos, onde mais de 15 profissionais reuniram seus registros para através de imagens, eternizar lugares e momentos, como por exemplo, a maior enchente do rio madeira, enfrentada no início deste ano. Em capa dura, com 99 páginas, o livro traz o seu texto em português, inglês e espanhol.
Humberto Arouca está entre os fotógrafos que participaram do livro. Para ele, poder fazer parte deste momento é de grande satisfação. "A gente olha na hora, vê a imagem e por uma característica nossa, antes mesmo de visualizar a cena, já conseguimos saber como a queremos. Ter o nosso trabalho divulgado é uma motivação, principalmente se tratando de uma comemoração como esta", comentou. A distribuição, segundo o Presidente da Funcultural, Marcos Nobre Júnior, será gratuita, conforme a solicitação de instituições interessadas. “Posso dizer que este é um dos livros mais bem feitos de Porto Velho e o mais importante, envolve um coletivo de pessoas”, destacou Marcos.
Nascida em Porto Velho, Camila Azzi tem 24 anos. Mesmo tão jovem, a bióloga por formação e fotógrafa por hobby, já deu sua colaboração ao centenário. “Para mim é uma grande honra participar deste livro”, comemorou.
Já o filme exibido na praça, foi elaborado baseado em relatos de pioneiros, que detalharam episódios e a relação de amor com a região, como o ex ferroviário, Lord Brown, homenageado pela sua atuação de 1972 a 1988 na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. " Até hoje eu estou lá e só saio quando morrer. Comemorar é muito importante, são muitas lembranças e saudades daqueles que contribuíram e infelizmente hoje não estão mais aqui conosco", disse Lord.
Durante a noite foi apresentado ainda o resultado do concurso “Monumento Histórico do Centenário”, realizado no mês passado e que escolheu a obra que melhor representa os 100 anos. Ao todo 6 artistas locais se inscreveram. Conforme a votação, a peça eleita denominada “Destemidos pioneiros” é de autoria de Bruno Alves e totalizou 48,3 pontos. O monumento será ampliado e instalado em algum ponto da cidade. “Essa decisão do local será tomada em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura e divulgada nos próximos dias”, afirmou o presidente da Fundação.
Passaram pelo palco as bandas Caribé, Gioconda Sir Blues, Nó da Massa e Quilomblocada, todas locais. Estiveram presentes no evento a Chefe de Gabinete do Prefeito, Maria de Fátima Pedrozo do Amaral, a Controladora Geral do Município (CGM), Maria Auxiliadora Papafanurakis Pacheco, os secretários de meio ambiente (Sema), Edjales Benício e Thiago Gazoni e o Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), Bruno Eduardo.
Fonte: Renata Beccária
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)