Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural encerra comemorações do centenário



Foi com uma grande festa na noite de sexta-feira (7), que a prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural, finalizou o ciclo de comemorações do centenário da cidade. Durante todo mês foram realizadas várias atividades educativas, culturais e esportivas alusivas aos cem anos da capital.

Na oportunidade, a Funcultural realizou o lançamento de dois trabalhos dedicados a história do município, sendo um livro com o título “Porto Velho 100 anos” e um documentário, com a mesma temática. Para a confecção do livro, a Fundação contou com a colaboração de fotógrafos do Foto Clube Rondônia, entidade sem fins lucrativos, onde mais de 15 profissionais reuniram seus registros para através de imagens, eternizar lugares e momentos, como por exemplo, a maior enchente do rio madeira, enfrentada no início deste ano. Em capa dura, com 99 páginas, o livro traz o seu texto em português, inglês e espanhol.

Humberto Arouca está entre os fotógrafos que participaram do livro. Para ele, poder fazer parte deste momento é de grande satisfação. "A gente olha na hora, vê a imagem e por uma característica nossa, antes mesmo de visualizar a cena, já conseguimos saber como a queremos. Ter o nosso trabalho divulgado é uma motivação, principalmente se tratando de uma comemoração como esta", comentou. A distribuição, segundo o Presidente da Funcultural, Marcos Nobre Júnior, será gratuita, conforme a solicitação de instituições interessadas. “Posso dizer que este é um dos livros mais bem feitos de Porto Velho e o mais importante, envolve um coletivo de pessoas”, destacou Marcos.

Nascida em Porto Velho, Camila Azzi tem 24 anos. Mesmo tão jovem, a bióloga por formação e fotógrafa por hobby, já deu sua colaboração ao centenário. “Para mim é uma grande honra participar deste livro”, comemorou.

Já o filme exibido na praça, foi elaborado baseado em relatos de pioneiros, que detalharam episódios e a relação de amor com a região, como o ex ferroviário, Lord Brown, homenageado pela sua atuação de 1972 a 1988 na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. " Até hoje eu estou lá e só saio quando morrer. Comemorar é muito importante, são muitas lembranças e saudades daqueles que contribuíram e infelizmente hoje não estão mais aqui conosco", disse Lord.

Durante a noite foi apresentado ainda o resultado do concurso “Monumento Histórico do Centenário”, realizado no mês passado e que escolheu a obra que melhor representa os 100 anos. Ao todo 6 artistas locais se inscreveram. Conforme a votação, a peça eleita denominada “Destemidos pioneiros” é de autoria de Bruno Alves e totalizou 48,3 pontos. O monumento será ampliado e instalado em algum ponto da cidade. “Essa decisão do local será tomada em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura e divulgada nos próximos dias”, afirmou o presidente da Fundação.

Passaram pelo palco as bandas Caribé, Gioconda Sir Blues, Nó da Massa e Quilomblocada, todas locais. Estiveram presentes no evento a Chefe de Gabinete do Prefeito, Maria de Fátima Pedrozo do Amaral, a Controladora Geral do Município (CGM), Maria Auxiliadora Papafanurakis Pacheco, os secretários de meio ambiente (Sema), Edjales Benício e Thiago Gazoni e o Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), Bruno Eduardo.

Fonte: Renata Beccária

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio