Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Funcultural anuncia seleção projetos para o Circuito Junino


Gente de Opinião

A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) lança, ainda nesta semana, o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos culturais participantes do Circuito Junino do ano de 2016. As quadrilhas, bois bumbás e demais grupos que queiram participar dos festejos desse período, importante para a manifestação da cultura popular local, já devem iniciar a construção de seus projetos, a fim de apresentá-los logo à Funcultural.



Ao final do mês de maio já deverão iniciar os primeiros arraiais e o Circuito todo deve se encerrar em agosto. Durante esse tempo, tradicionalmente, acontecem todas as festas incluindo a Flor do Maracujá, que é a maior de todas da região. O Circuito se compõe de muitas atividades produzidas pelas comunidades, nos mais diferentes pontos da cidade. A Funcultural disponibilizará apoios aos diversos grupos na forma de sonorização, palco, arquibancada, iluminação, banheiros públicos e também recursos para aquisições de vestimentas e acessórios alegóricos.

Os projetos passarão por avaliação, obedecendo aos critérios estabelecidos no próprio Edital. O período de seleção acontecerá durante quarenta dias, entre os meses de abril e maio, após isso, os vencedores começarão a receber os recursos solicitados em conformidade à agenda delineada entre a Prefeitura e os grupos.

A realização do Arrastão de São João, que geralmente fecha o Circuito Junino, também passará por análise da Funcultural. “Vamos estudar a possibilidade de realizá-lo neste ano. As coisas estão muito dependentes de orçamento, tendo em vista o atual processo econômico do país. A intenção é realizar o Arrastão, mas tudo precisa ser adequado com cautela.

No entanto, o principal objetivo a ser atingido é mesmo o de estender apoio aos grupos e comunidades. Queremos que todas as festas do Circuito Junino alcancem êxito, incluindo a festa Flor do Maracujá, que marca mais fortemente as manifestações culturais desse tipo em nossa cidade”, afirmou Jorge dos Santos, o Jorjão, presidente da Funcultural.

Fonte: Por  Renato Menghi | Foto Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)