Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Frei Molambo no agreste pernambucano



Frei Molambo, monólogo montado pelo Grupo Raízes do Porto, faz parte do 21° do Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece no agreste pernambucano de 14 a 23 de julho. De acordo com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), este ano foram mais de 970 propostas para a programação do evento. “Frei Molambo no agreste pernambucano - Gente de OpiniãoFicamos bem surpresos mas felizes com a seleção, porque fora os shows musicais e de cultura popular, apenas 09 espetáculos de teatro foram selecionados”, diz Suely Rodrigues, diretora artística do grupo.

O monólogo, escrito na década de sessenta pela paraibana Lourdes Ramalho (uma das mais significativas escritoras do nordeste), questiona através de um frei andarilho, o ser humano e suas ações, seus pecados, seus valores, aponta um mundo perecível, e que em meio a tantos problemas sociais, vê em uma criança, a esperança de tudo. Lourdes Ramalho, considerada como “autora proibida” durante a Ditadura Militar, traz em seu texto poeticamente construído, a realidade que se entrelaça com a ficção. A autora aponta temas na época problemáticos e que infelizmente, são os mesmos que hoje, depois de cinquenta anos de escrito, ainda estão presentes, como corrupção, egoísmo, hipocrisia e falta de compaixão.

Em Porto Velho o espetáculo estreou 2007 e cumpriu várias temporadas, participou de festivais e obteve premiações. “Frei Molambo” recebeu em 2009, cinco indicações e dois prêmios durante o Festival de Teatro da Amazônia, no palco do Teatro Amazonas, em Manaus. Indicações de melhor espetáculo, iluminação, figurino, cenário e direção e os prêmios de melhor ator e texto. "Há imagens poéticas e sutilezas bem humoradas no texto (...) uma interpretação comovente, uma direção muito precisa, tecnicamente muito bem executada, uma iluminação belíssima, de um arranjo cênico eficiente e de um texto maravilhoso”, opinião de Luiz Paulo Vasconcelos, Mestre pela State University of New York, ator, diretor teatral, dramaturgo, poeta e historiador brasileiro, mediador dos debates que fizeram parte da programação do festival no Amazonas.

Com exceção da diretora do espetáculo, mais uma vez o grupo segue para o festival por conta própria e se apresenta na próxima quarta feira, 20 de julho, às 19h no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns. É o teatro feito pelo Grupo Raízes do Porto sendo reconhecido mais uma vez por outros artistas, outros estados e por outros mundos.

Fonte: Raízes do Porto


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)