Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FREI BETTO: 'O poder não muda ninguém, faz com que as pessoas se revelem'



"O poder não muda ninguém; faz com que as pessoas se revelem", disse frei Betto, durante um bate-papo na Feira do Livro, em Belém, ao falar de sua relação com os integrantes do governo Lula, do qual foi assessor por dois anos.

Para uma plateia formada por militantes sociais, o religioso reafirmou que deixou o governo federal porque viu a morte do programa Fome Zero. Apesar dos problemas que enfrentou, ele disse que teve a "felicidade" de trabalhar para a Presidência da República.

Amigo de Lula há mais de 30 anos, o dominicano procurou ter uma atuação transparente enquanto assessorou o Fome Zero. Quando viu que o programa parou no assistencialismo, preferiu deixar o governo.

Os dois anos de experiência como servidor público resultou na publicação do livro Calendário do Poder, em que o religioso revela em detalhes os bastidores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Frei Betto respondeu a várias perguntas do público e depois autografou livros. Indagado pelo jornalista Alfredo Garcia sobre o Brasil de hoje, o escritor considerou que o país e a América Latina "são melhores com Lula do que sem Lula".

Ele informou que parte de sua obra literária trata da questão do poder, por achar que esse tema é um "nó na cabeça das pessoas". Frei Betto também fez comentários sobre a manipulação da informação e da qualidade da programação da TV brasileira.

A ação do Movimento dos Sem Terra foi defendida por Frei Betto. Ele disse não acreditar que o MST seja autor das últimas invasões ocorridas nas terras do banqueiro Daniel Dantas, no sul do Pará, sugerindo que possa haver uma armação das "elites" para criminalizar o movimento.

Sobre as eleições para presidente em 2010, ele disse que fica com as mulheres. "Não gostaria que o projeto do governo Lula fosse interrompido, mas em 2010, eu sou Marina Silva. Se ela não for para o segundo turno, vou de Dilma", disse o frei.

Evandro Santos - Secom

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)