Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fonoaudiologia da São Lucas realiza curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais


 
O Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas abre neste sábado, dia 25, o curso de extensão “Língua Brasileira de Sinais” que será ministrado das 8h às 12h e das 14h às 18h pela professora especialista Aldelina Vasques Borba. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Fonoaudiologia (3211-8035). O investimento é R$ 100,00. O reconhecimento oficial da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em todo o território nacional, ocorreu em abril de 2002 e o decreto nº 5.626/05 a regulamenta. Ainda assim, muitas pessoas acreditam que as línguas de sinais são somente um conjunto de gestos que interpretam as línguas orais.

As línguas de sinais possuem uma estrutura lingüística, princípios de organização e propriedades formais semelhantes às línguas orais, porém a forma superficial em que se manifestam está influenciada pela modalidade gesto-visual. Percebe-se hoje, nos estabelecimentos educacionais ou não, profissionais, sem conhecimento teórico e/ou prático, que se deparam com esta clientela e esta, por sua vez, é impedida de desenvolver atividades específicas pelo fator primordial que é a comunicação.

A inclusão dos alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino trata-se de uma proposta de intervenção amparada e fomentada pela legislação em vigor e pelas políticas públicas educacionais. Baseados em todos os pressupostos citados pelas leis, assim como a Declaração de Salamanca, vê-se a necessidade de informar profissionais da área de educação e saúde sobre a inserção das pessoas com diferenças sensoriais e capacitá-los quanto à forma de comunicação diferenciada da comunidade surda.

As atividades do curso começam neste sábado e se estenderão aos dias 9, 16, 23 e 30 de maio nos períodos da manhã e tarde.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

Festival de Música “Cultura Liberta” do IFRO recebe inscrições da comunidade interna e externa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) torna pública a abertura das inscrições para o Festival de Música “Cultura

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

O Phomentando a Cultura é uma iniciativa, com realização do Ministério da Cultura, que pretende impulsionar o trabalho de 100 Organizações da Socied

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)