Quarta-feira, 2 de julho de 2008 - 12h12
Criado em 1959, o prêmio do Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, aos dois primeiros trabalhos selecionados por comissão julgadora, composta por especialistas, que ainda poderá indicar, a seu critério, até três menções honrosas.
As inscrições estão abertas até 31 de julho para a edição 2008 do prêmio, cujos valores são de R$ 10 mil para o primeiro lugar e de R$ 7 mil para o segundo. As menções honrosas não ganham prêmio em dinheiro.
Segundo o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, é uma ótima oportunidade de mostrar o talento e a pesquisa sobre a cultura popular e o folclore brasileiro, notadamente na nossa região.
As monografias concorrentes deverão ser inéditas e ter por objeto temas como religião e sistemas de crenças em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral, estudos sobre a disciplina folclore, entre outros.
Cada autor só poderá concorrer com uma monografia.
Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de julho pelo Correio ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, (Rua do Catete, 179 - Catete, Rio de Janeiro - RJ, CEP 22.220-000), através de carta registrada ou SEDEX, sendo que o carimbo de postagem servirá de comprovante para a observância do prazo ou então entregar pessoalmente no mesmo local e data impreterivelmente até às 18 horas.
Maiores informações também podem ser obtidas na 16ª Superintendência Regional do IPHAN, situada na Av. Presidente Dutra, 2234 em Porto Velho, através do fone (69) 3223 5490 ou pelo e-mail 16sr@iphan.gov.br.
Fonte: IPFHAN
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)