Quarta-feira, 2 de julho de 2008 - 12h12
Criado em 1959, o prêmio do Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura, por intermédio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, aos dois primeiros trabalhos selecionados por comissão julgadora, composta por especialistas, que ainda poderá indicar, a seu critério, até três menções honrosas.
As inscrições estão abertas até 31 de julho para a edição 2008 do prêmio, cujos valores são de R$ 10 mil para o primeiro lugar e de R$ 7 mil para o segundo. As menções honrosas não ganham prêmio em dinheiro.
Segundo o Superintendente Regional do IPHAN em Rondônia e Acre, Beto Bertagna, é uma ótima oportunidade de mostrar o talento e a pesquisa sobre a cultura popular e o folclore brasileiro, notadamente na nossa região.
As monografias concorrentes deverão ser inéditas e ter por objeto temas como religião e sistemas de crenças em geral, rituais, cultura material, música, literatura oral, estudos sobre a disciplina folclore, entre outros.
Cada autor só poderá concorrer com uma monografia.
Os trabalhos deverão ser enviados até o dia 31 de julho pelo Correio ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, (Rua do Catete, 179 - Catete, Rio de Janeiro - RJ, CEP 22.220-000), através de carta registrada ou SEDEX, sendo que o carimbo de postagem servirá de comprovante para a observância do prazo ou então entregar pessoalmente no mesmo local e data impreterivelmente até às 18 horas.
Maiores informações também podem ser obtidas na 16ª Superintendência Regional do IPHAN, situada na Av. Presidente Dutra, 2234 em Porto Velho, através do fone (69) 3223 5490 ou pelo e-mail 16sr@iphan.gov.br.
Fonte: IPFHAN
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)