Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fisioterapia da FIMCA enriquece IV SIPAT Corporativo de Porto Velho


 

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho –participaram do evento anual denominado SIPAT Corporativa, que compreende uma semana interna de ações visando a prevenção de acidente de trabalho. Neste ano, o IV SIPAT Corporativa foi desenvolvido de 13 a 17 de setembro, na Telemont Engenharia de Telecomunicações S.A.

Orientadas pelos professores Gustavo Gripp e Viviane Kuroda, os acadêmicos de fisioterapia da FIMCA mais uma vez desenvolveram atividades práticas e educativas, como a ginástica laboral, através do método ISO-STRETCHING. Com esta técnica foi possível ensinar e demonstrar alguns alongamentos e exercícios que têm a finalidade de prevenir e corrigir as alterações músculo-esqueléticas e problemas de posturais.

O que é ISO-STRETCHING?

É um método de ginástica postural criada pelo Kinésithérapeute Bernard Redondo, que atua na musculatura profunda, responsável pela manutenção da postura.

O ISO-STRETCHING será um treinamento físico e uma aprendizagem postural, daí seu interesse nas algias mecânicas crônicas e como base de toda atividade esportiva.”

Ao final da semana de evento, os acadêmicos do curso ministraram uma palestra informativa, com o tema “Ergonomia no Trabalho”. O objetivo da palestra foi advertir quanto a necessidade de cuidados com a saúde do trabalhador, redução dos indíces de acidentes de trabalho; sugerir a ginástica laboral como atividade preventiva e esclarecer sobre a atuação do fisioterapeuta na ergonomia empresarial.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia da FIMCA, profa. Msc. Silvia Mendonça, esta é uma atividade que beneficia a todos os envolvidos. “o trabalho beneficia não somente a empresa que nos convida, mas também para o nosso curso, pois os nossos acadêmicos têm a oportunidade de comprovar a teoria trabalhada em sala de aula, através da elaboração e execução de programas como este. Além de disso, nos permite arcar com nossa responsabilidade social enquanto instituição de ensino superior, ofertando à sociedade uma parcela de contribuição do curso de fisioterapia”.

Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)