Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA recebe visita do presidente do CRBM-4ª Região


 
A FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho recebeu, na tarde desta terça-feira (09/02), a visita do Dr. Ricardo Ishak, presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Recepcionado pela Dra. Maria Sílvia, vice-diretora da instituição, ele percorreu o Campus da FIMCA e conheceu toda a estrutura de laboratórios, clínicas, biblioteca e conversou com os calouros do Curso de Biomedicina, no prédio Neoclássico.
Rondônia no CRBM-4 

Desde o dia 01 de janeiro de 2010, o Estado de Rondônia, passou a integrar a jurisdição do CRBM-4a Região, o que foi regulamentado pela Resolução 173/2009, do Conselho Federal de Biomedicina. “Acreditamos que foi uma mudança salutar, denotando a evolução e o crescimento natural da Biomedicina em nosso país e desejamos que todos se sintam acolhidos em sua nova casa biomédica a partir deste ano”, disse o presidente. 

Diversificando as habilitações 

Em sua primeira visita oficial a Rondônia, Dr. Ricardo Ishak fez uma avaliação positiva das instalações da FIMCA e disse que pretende firmar parceria com a faculdade para a diversificação das habilitações em biomedicina. “As pessoas pensam que o biomédico só atua na análise clínica. Isso é um equívoco. A biomedicina é uma profissão nova que tem na sua versatilidade a sua maior garantia de sucesso. Nós temos mais de 30 áreas de atuação para o biomédico e nossa luta é no sentido de sensibilizar as faculdades que oferecem o curso, como a FIMCA, para que ofereçam também, na graduação ou na pós-graduação, essas novas habilitações para a atuação do biomédico”. 

Para a vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, “a visita do presidente do CRBM-4a Região, Dr. Ricardo Ishak, foi uma honra para nós e abriu um canal de conversações que podem resultar em avanços importantes para o curso e para os futuros profissionais biomédicos formados em nossa faculdade. Temos real interesse em aprofundar essas conversações com o Conselho, porque é inegável que é ampla a área de atuação do biomédico. E como, para o desenvolvimento de suas atividades, o biomédico tem de ter o reconhecimento de habilitação na área específica em que atua, é do nosso interesse, até para acompanhar a demanda, oferecer novas opções de habilitação na área”, ressaltou. 

FIMCA forma em julho sua 1ª Turma de Biomedicina 

Em julho a FIMCA entrega ao mercado de trabalho sua primeira turma de Biomedicina. “Aqui, os acadêmicos recebem uma formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor cientifico e intelectual, capacitando ao exercício de atividades referentes à sua área de atuação, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do meio em que está inserido, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade” concluiu a vice-diretora. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)