Terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 11h05
As Faculdades Integradas Aparício Carvalho recebeu nota cinco do Ministério da Educação durante avaliação realizada por uma comissão externa do MEC. Nesse tipo de análise, cinco é considerada nota máxima.
Ao atingir esse patamar, a instituição de ensino superior passa a ter conceito de excelência.Composta por três técnicos do Ministério da Educação, a comissão foi formada no dia 21 de julho de
ste ano. O período de visitação na Fimca foi do dia 11 a 15 de agosto.
Os itens analisados foram: A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a política para o ensino (graduação e pós-graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.
Foram avaliadas também as seguintes ações da Fimca: a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
A comunicação com a sociedade, às políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho, organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora também foram avaliados pelos técnicos do Ministério da Educação.
Outros fatores avaliados foram: a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios, infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional e políticas de atendimento aos discentes, além de sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Questionado sobre o alto conceito que a Fimca recebeu após a criteriosa avaliação do Ministério da Educação, o diretor – geral da Fimca, o médico Aparício Carvalho, declarou que esse aval do MEC representa um importante incentivo ao trabalho que a diretoria da instituição de ensino vem buscando permanentemente. “Essa nota é um estímulos para continuarmos com a nossa missão em buscar cada vez mais a excelência”, resumiu ele.
Fonte: João Albuquerque
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)