Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA promove ação social em comunidades ribeirinhas de Porto Velho



"FIMCA embarcando na promoção da saúde ribeirinha" é o projeto de extensão que a direção das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA juntamente com as coordenações dos Cursos da Instituição está realizando em parceria com a prefeitura municipal de Porto Velho, Eurofarma, Dental Médica, Embrapa, Exército Brasileiro através do Hospital de Guarnição de Porto Velho, Rondônia.

A primeira parte da prestação de serviço destinada as comunidade ribeirinhas de Porto Velho acontece no próximo dia 21 de junho quando os coordenadores dos 17 cursos da FIMCA realizarão diagnósticos das necessidades destas comunidades assim como a distribuição de cestas básicas.

O Projeto está sendo desenvolvido em etapas com a participação dos coordenadores professores e acadêmicos da FIMCA, onde primeiramente foram planejadas as ações de viabilidade técnicas e econômicas para a execução do projeto. Para este fim foi desenvolvido um plano estratégico por meio de um cronograma de distribuição de tarefas e responsabilidades para os membros organizadores e executores do Projeto.

Um das coordenadoras do projeto, professora Mônica Freiberger explica que a comunidade ribeirinha da região amazônica compreende um grupo social bastante diversificado na qual estão incluídos índios, pescadores, seringueiros e o próprio ribeirinho. Mônica afirma ainda que "o acesso à educação, assistência social e à saúde nestas comunidades depende exclusivamente de políticas públicas. Entretanto, a dificuldade de acesso, escassez de profissionais habilitados e carência de recursos financeiros limitam estas ações".

A missão das Faculdades Integradas Aparício de Carvalho - FIMCA é formar profissionais habilitados em diversas áreas do conhecimento como ciências da saúde, agrárias e humanas, podendo, sem dúvida, contribuir para a melhoria dos serviços prestados às comunidades ribeirinhas.

No intuito de promover a formação de novos profissionais e melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos da região de Cujubim Grande, a FIMCA realiza, em cooperação com instituições parceiras, nestas comunidades atendimento nas áreas de saúde (médico-odontológico e laboratorial), agropecuária (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia), bem como informações educativas e sociais.

O diretor da FIMCA afirma que as ações empreendidas pela Faculdade e seus parceiros promoverão uma mudança significativa na atual conjuntura das comunidades atendidas. "Além de promover melhorias na saúde, estas ações contribuirão para o desenvolvimento das atividades agrícolas desempenhadas por esta população, por meio de difusão de tecnologias e práticas agropecuárias a serem aplicadas nos diferentes sistemas de cultivos encontrados".

Fonte: Ascom - FIMCA

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)