Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA defende o meio ambiente em evento da EMDUR


 
A professora especialista Savanelle Arotirene Tavares Rocha, do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – foi uma das palestrantes na ‘’I Semana Jurídica de Desenvolvimento Urbano’’, promovida pela EMDUR - Empresa de Desenvolvimento Urbano – nos dias 19 e 20 deste mês, no auditório da OAB/RO, em Porto Velho.

O evento reuniu acadêmicos de direito, palestrantes e a sociedade em geral, para debaterem suas opiniões, sugestões e argumentos, perante as autoridades locais, sobre importantes assuntos de interesse para o desenvolvimento urbano do município de Porto Velho, na perspectiva jurídica.

Primeira oradora do encontro, a professora Savanelle abordou o tema “Danos contra o Meio Ambiente e Soluções Viáveis”, oportunidade em que discutiu o princípio do poluidor pagador, a importância do Sisnama - Sistema Nacional do Meio Ambiente, a Lei 9.605/98, detalhando as infrações e as penalidades, citando alguns artigos.

Ainda como parte do tema, Savanelle abordou as soluções viáveis de melhorias e preservação do meio ambiente, enfatizando a produção sustentável, a diminuição do uso de sacolas plásticas, a coleta seletiva do lixo, a construção de aterros sanitários, o incentivo às instituições de ensino superior para realização de pesquisas e a formulação de mecanismos que possam promover o desenvolvimento limpo.

Sem deixar de mencionar o protocolo de Kioto, a palestrante manifestou sua preocupação com “o modelo de produção que ainda produz gases de efeito estufa em certa quantidade, mantendo o desequilíbrio climático do planeta e comprometendo a qualidade de vida das futuras gerações”.

Ao final, parabenizou a preocupação da EMDUR com a questão e elogiou a iniciativa do encontro que, além do meio ambiente, abordou temas importantes para o atual estágio de desenvolvimento da capital, como os programas de infra-estrutura urbana, o orçamento municipal brasileiro e os tributos, o crescimento populacional das cidades na visão criminológica, a responsabilidade civil na administração pública, o planejamento do transporte público brasileiro e o papel do Tribunal de Contas na administração pública.

Após a palestra, foi ainda apresentado um vídeo para sensibilização e reflexão dos convidados, após o qual os organizadores agradeceram a participação da FIMCA no evento e homenagearam sua representante com um certificado de convidado de honra. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Confira a programação do 3º Festival Cultural Reconstruindo o Quilombo em Pimenteiras do Oeste

Começou nesta quarta-feira (17), na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), o 3º Festival Cultural: Reconstruindo o Quilo

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)