Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA: atividades para portadores de necessidades especiais


De 22 a 26 de outubro acontece na quadra poliesportiva da Faculdade Metropolitana e Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA as atividades do Projeto “A eficiência do deficiente na recreação” desenvolvido pelos professores Daniel de Souza, Cleidimara Alves, Eurly Tourinho e João Bernardino, do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana.

Participam acadêmicos de Educação Física (Metropolitana) que durante os quatro dias desenvolvem atividades e brincadeiras como Ping-Pong, Totó, futebol, bambolê com alunos das instituições como o Centro de Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (CENE), Pestalozzi, Associação Amiga dos Autistas (AMA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que interagem com alunos da Escola Santa Marcelina.

Elane da Rocha Lopes, supervisora escolar da Escola Santa Marcelina coordena com a professora Marlene, as atividades do projeto Arco Iris. De acordo com Elane “o projeto tem o intuito criar momentos em que nossos alunos possam interagir com alunos de instituições de ensino especial. Visando com isso a quebra de tabus, preconceitos, para que através da brincadeira eles possam observar que as crianças portadoras de deficiências fazem o mesmo que eles, ou seja, brincam e se divertem”. 

O evento contou ainda com a presença de nove bombeiros que, sob o comando do sargento De Moura, orientaram os alunos nas atividades de Tirolesa e Rapel. “O Corpo de Bombeiros é parceiro da Escola Santa Marcelina na realização desses eventos e participamos desde 2004 ajudando nas atividades esportivas e ao mesmo tempo recreativas envolvendo os alunos”.

O principal objetivo do Projeto é fazer com que os acadêmicos de Educação Física possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Educação Física para portadores de necessidades especiais (EFPNE), ministrada pelo professor Daniel; Organização e administração de eventos escolares (OAEE), ministrada pela professora Cleidimara Alves; Folclore e dança ministrada pela professora Eurly Tourinho e Prática e ensino II, disciplina ministrada pelo professor João Bernardino.

Para o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Aparício Carvalho de Moraes, o projeto A eficiência do deficiente na recreação, “muito nos orgulha, pois mostra que a comunidade acadêmica está voltada de forma ativa para a inclusão social do deficiente através de ações de um projeto social importante como este idealizado pelos nossos docentes”, exaltou Aparício.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em