Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA: atividades para portadores de necessidades especiais


De 22 a 26 de outubro acontece na quadra poliesportiva da Faculdade Metropolitana e Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA as atividades do Projeto “A eficiência do deficiente na recreação” desenvolvido pelos professores Daniel de Souza, Cleidimara Alves, Eurly Tourinho e João Bernardino, do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana.

Participam acadêmicos de Educação Física (Metropolitana) que durante os quatro dias desenvolvem atividades e brincadeiras como Ping-Pong, Totó, futebol, bambolê com alunos das instituições como o Centro de Estadual de Educação Especial Abnael Machado de Lima (CENE), Pestalozzi, Associação Amiga dos Autistas (AMA) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que interagem com alunos da Escola Santa Marcelina.

Elane da Rocha Lopes, supervisora escolar da Escola Santa Marcelina coordena com a professora Marlene, as atividades do projeto Arco Iris. De acordo com Elane “o projeto tem o intuito criar momentos em que nossos alunos possam interagir com alunos de instituições de ensino especial. Visando com isso a quebra de tabus, preconceitos, para que através da brincadeira eles possam observar que as crianças portadoras de deficiências fazem o mesmo que eles, ou seja, brincam e se divertem”. 

O evento contou ainda com a presença de nove bombeiros que, sob o comando do sargento De Moura, orientaram os alunos nas atividades de Tirolesa e Rapel. “O Corpo de Bombeiros é parceiro da Escola Santa Marcelina na realização desses eventos e participamos desde 2004 ajudando nas atividades esportivas e ao mesmo tempo recreativas envolvendo os alunos”.

O principal objetivo do Projeto é fazer com que os acadêmicos de Educação Física possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Educação Física para portadores de necessidades especiais (EFPNE), ministrada pelo professor Daniel; Organização e administração de eventos escolares (OAEE), ministrada pela professora Cleidimara Alves; Folclore e dança ministrada pela professora Eurly Tourinho e Prática e ensino II, disciplina ministrada pelo professor João Bernardino.

Para o vice-diretor da Faculdade Metropolitana, Aparício Carvalho de Moraes, o projeto A eficiência do deficiente na recreação, “muito nos orgulha, pois mostra que a comunidade acadêmica está voltada de forma ativa para a inclusão social do deficiente através de ações de um projeto social importante como este idealizado pelos nossos docentes”, exaltou Aparício.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)