Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Filmes e vídeos de sete países concorrem ao Troféu Mapinguari


 
As 55 produções selecionadas para a mostra competitiva do FestCineamazônia 2010 concorrem igualmente ao Troféu Mapinguari, prêmio do festival, distribuído em 17 modalidades. As produções são de sete países. Um júri constituído por membros atuantes em audiovisual ou ambiental escolherão os vencedores e serão soberanos em suas decisões. As reuniões do corpo de jurados são registradas em ata. A mostra competitiva inicia nesta terça-feira, com sessões a tarde e a noite no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

A partir desta 8ª edição, o festival passa a ser internacional. Entre os finalistas e convidados serão exibidos filmes e vídeos de produções do Brasil, Venezuela, Uruguai, México, Portugal, Estados Unidos e Peru. As produções estrangeiras serão legendados em português facilitando para o público. Todas as produções exibidas no festival serão passadas numa mesma bitola, dando igualdade de competitividade.

Na categoria Animação foram selecionadas nove produções de seis estados brasileiros e do Distrito Federal. Outras 20 produções, de sete estados, do Distrito Federal e de Portugal estarão disputando o prêmio na categoria Ficção. Na categoria Documentário estarão na disputa 18 produções, de 12 estados brasileiros, dos EUA e Peru.

Rondônia será representada na categoria Vídeo Reportagem Ambiental, com as produções “Incêndios Florestais em Rondônia”, de Carolina Brazil, e, “Resex Pacaas Novos – Uma Comunidade Esquecida”, de Wagna Vieira. Entre os outros concorrentes estão vídeos reportagens ambientais do Rio de Janeiro, Distrito Federal, e Amazônas, entre esses: “Amazônia e Aquecimento Global”, de Paula Saldanha e Paulo Werneck.

O Fest Cineamazônia® 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Folha de Rondônia; apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
 

PRÊMIOS POR MODALIDADES

Prêmio para Melhor Filme ou Vídeo - 1 câmera de vídeo Digital
Prêmio Danna Merril: Melhor Documentário
Prêmio Major Reis: Melhor Animação
Prêmio Vitor Hugo: Melhor Ficção
Prêmio Manoel Rodrigues Ferreira: Melhor Experimental
Prêmio Chico Mendes: Melhor Roteiro
Prêmio Marina Silva: Melhor Montagem
Prêmio Povos Indígenas de Rondônia: Melhor Trilha Sonora
Prêmio Silvino Santos: Melhor Fotografia
Prêmio Capô (Maurice Capovilla): Linguagem
Prêmio Melhor Direção
Prêmio Melhor Ator
Prêmio Melhor Atriz
Júri Popular : Prêmio Thiago de Mello – Troféu Esperança
Competição de Vídeos Rondonienses:
Prêmio Lídio Sohn - Melhor Produção Rondoniense
Categoria de Vídeo Reportagem Ambiental:
Melhor Reportagem Ambiental Rondoniense
Melhor Reportagem Ambiental Nacional

Fonte: Solano
 

Mais Sobre Cultura

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá