Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Filme Catarinense chega aos Cineclubes de todo País


Cleide Fátima

Considerada a principal atividade de divulgação do documentário, uma ação conjunta entre Conselho Nacional de Cineclubes, presidido pelo cineasta Luz Alberto Cassol, e as empresas produtoras, está distribuindo o média metragem em todo o Brasil.

A estratégia finaliza com êxito a trajetória singular a qual a produção tem percorrido. Os idealizadores do média lembram que tudo começou com as projeções públicas em cinco estados do Sul e Sudeste. Apresentado em turnê em 80 cidades, o filme ferroviário atraiu um público superior a 130 mil expectadores em mais de 120 sessões. Exibido para todo o país por renomadas emissoras como TV Senado e Canal Terra Viva do Grupo Band, agora chega ao cinema.

Memorável Trem de Ferro, documentário que conta a história centenária da Ferrovia SP – RS, é considerado um ícone do cinema nacional: Aparece em mais de 250 mil citações na rede mundial de computadores em buscas em sites como o Google. Vencedor do principal prêmio do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural, como melhor fotografia, o primeiro documentário catarinense lançado no mercado em Blu ray, reascendeu em 2011 o debate parlamentar pela retomada das ferrovias no país.

A grande aposta agora para a consolidação definitiva do projeto é Circuito Nacional Cineclubista, um espaço nobre, que congrega 500 salas de projeção em todo o país. Para os diretores Ernoy Mattiello e Vilmar Sartori, a parceria com a principal entidade do cineclubismo na América Latina, além de oportunizar a difusão cultural e acesso livre ao cinema, também é uma forma de valorizar e incentivar as salas de cinema alternativo filiadas ao CNC.

A grande novidade do circuito é que além de Memorável Trem de Ferro, documentário histórico dos Cem Anos de uma das principais ferrovias do país, os cineclubes também vão receber um outro importante título: É Heimatland, documentário o qual faz um apanhado da trajetória festiva do Kerb, uma comemoração alemã a qual acontece em centenas de cidades do Sul do país, cuja origem do evento é discutida no filme de 2009.

E como o circuito é em dose dupla, para garantir que as obras cheguem aos quatro cantos do país, os cineastas catarinenses, realizaram uma verdadeira maratona de trabalho, que exigiu esforços coletivos. Distante dos grandes centros distribuidores do país, as ações contaram com uma ajuda muito especial. A equipe de voluntariado da Igreja Luterana de Piratuba - SC. A parceria com a instituição religiosa apresenta números expressivos. Além de 3 mil e quintos destinos de envio do filme ferroviário, outros 2 mil endereços os quais devem receber a obra sobre a história do Kerb são pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Muito embora a festa alemã a qual originou Heimatland, também seja realizada pela Igreja Católica, na maioria das cidades a tradição é mantida pelos Luteranos.

Diretor Geral dos Projetos Heimatland e Memorável Trem de Ferro, Ernoy Mattiello salienta que os documentários fazem nenhum tipo de alusão a religiosidade, no entanto afirma que além do apoio voluntário, o segredo para o sucesso de todo o trabalho está em Deus. A distribuição dos filmes tanto para entidades, Igrejas Luteranas, emissoras de TV e cineclubes é gratuita, com indicação para Circuito Nacional de Cineclubismo prevista para Fevereiro.

Mais Informações em: www.memoraveltremdeferro.com.br  

Fonte: Cleide Fátima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)