Quarta-feira, 7 de maio de 2025 - 08h20

A Praça
Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), foi tomada por cores, ritmos e
saberes no domingo (27) de abril, durante a realização do Festival “Raízes
Afro: Festival de Culturas Populares”, que reuniu dezenas de pessoas para
celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira. O evento gratuito contorno com
uma programação diversificada e acessível, marcada para apresentações
artísticas, workshops, poesias e manifestações tradicionais.
Idealizado pelo produtor cultural Washington Kuipers, o festival nasceu com o propósito de valorizar e dar visibilidade à cultura afrodescendente no município. A ação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) do Ministério da Cultura e apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

A programação teve início às 15h e atraiu um público diverso, composto por crianças, jovens e adultos de vários bairros de Vilhena. Ao longo da tarde, o público acompanhou apresentações musicais de artistas locais, rodas de capoeira, oficinas de percussão e dança afro, contação de histórias afro-brasileiras, além de um varal de poesias e a participação de uma trancista, que celebrou a identidade afro-brasileira por meio da arte das tranças.
Para Washington Kuipers, o festival superou as expectativas. “O 'Raízes Afro' é um espaço de celebração e de resistência. Ver tantas pessoas reunidas para reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira é emocionante. Essa troca fortalece nossa identidade e inspira novas gerações a se orgulharem de suas raízes.”
Além das atividades artísticas, o festival promove um ambiente de reflexão sobre temas como identidade, pertencimento e respeito à diversidade. A presença de intérpretes de Libras garantiu acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, reforçando o compromisso com a inclusão.
Washington Kuipers explicou que a escolha da Praça Nossa Senhora Aparecida como local do evento também foi estratégica, por ser um espaço central, acolhedor e de fácil acesso, favorecendo a presença das famílias e a integração da comunidade.
Segundo Washington Kuipers, o festival “Raízes Afro” não apenas celebrou a contribuição dos povos afrodescendentes para a formação cultural brasileira, como também reafirmou a importância de políticas públicas de fomento à cultura e à diversidade.
Galeria de Imagens
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)