Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena

O evento reuniu arte, tradição e diversidade para valorizar a cultura afro-brasileira em Vilhena.


Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena - Gente de Opinião

A Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), foi tomada por cores, ritmos e saberes no domingo (27) de abril, durante a realização do Festival “Raízes Afro: Festival de Culturas Populares”, que reuniu dezenas de pessoas para celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira. O evento gratuito contorno com uma programação diversificada e acessível, marcada para apresentações artísticas, workshops, poesias e manifestações tradicionais.

Idealizado pelo produtor cultural Washington Kuipers, o festival nasceu com o propósito de valorizar e dar visibilidade à cultura afrodescendente no município. A ação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) do Ministério da Cultura e apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena - Gente de Opinião

A programação teve início às 15h e atraiu um público diverso, composto por crianças, jovens e adultos de vários bairros de Vilhena. Ao longo da tarde, o público acompanhou apresentações musicais de artistas locais, rodas de capoeira, oficinas de percussão e dança afro, contação de histórias afro-brasileiras, além de um varal de poesias e a participação de uma trancista, que celebrou a identidade afro-brasileira por meio da arte das tranças.

Para Washington Kuipers, o festival superou as expectativas. “O 'Raízes Afro' é um espaço de celebração e de resistência. Ver tantas pessoas reunidas para reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira é emocionante. Essa troca fortalece nossa identidade e inspira novas gerações a se orgulharem de suas raízes.”

Além das atividades artísticas, o festival promove um ambiente de reflexão sobre temas como identidade, pertencimento e respeito à diversidade. A presença de intérpretes de Libras garantiu acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, reforçando o compromisso com a inclusão.

Washington Kuipers explicou que a escolha da Praça Nossa Senhora Aparecida como local do evento também foi estratégica, por ser um espaço central, acolhedor e de fácil acesso, favorecendo a presença das famílias e a integração da comunidade.

Segundo Washington Kuipers, o festival “Raízes Afro” não apenas celebrou a contribuição dos povos afrodescendentes para a formação cultural brasileira, como também reafirmou a importância de políticas públicas de fomento à cultura e à diversidade.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

Primeiras imagens de “Bom Futuro” revelam drama amazônico sobre resistência feminina e memória do garimpo em Rondônia

As primeiras imagens do longa-metragem Bom Futuro, dirigido por Fabiano Barros e produzido pela Conexão Norte, sob a coordenação geral de João Leão

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Gente de Opinião Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)