Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena

O evento reuniu arte, tradição e diversidade para valorizar a cultura afro-brasileira em Vilhena.


Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena - Gente de Opinião

A Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), foi tomada por cores, ritmos e saberes no domingo (27) de abril, durante a realização do Festival “Raízes Afro: Festival de Culturas Populares”, que reuniu dezenas de pessoas para celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira. O evento gratuito contorno com uma programação diversificada e acessível, marcada para apresentações artísticas, workshops, poesias e manifestações tradicionais.

Idealizado pelo produtor cultural Washington Kuipers, o festival nasceu com o propósito de valorizar e dar visibilidade à cultura afrodescendente no município. A ação foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) do Ministério da Cultura e apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

Festival “Raízes Afro” reuniu comunidade para celebrar a cultura afro-brasileira em Vilhena - Gente de Opinião

A programação teve início às 15h e atraiu um público diverso, composto por crianças, jovens e adultos de vários bairros de Vilhena. Ao longo da tarde, o público acompanhou apresentações musicais de artistas locais, rodas de capoeira, oficinas de percussão e dança afro, contação de histórias afro-brasileiras, além de um varal de poesias e a participação de uma trancista, que celebrou a identidade afro-brasileira por meio da arte das tranças.

Para Washington Kuipers, o festival superou as expectativas. “O 'Raízes Afro' é um espaço de celebração e de resistência. Ver tantas pessoas reunidas para reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira é emocionante. Essa troca fortalece nossa identidade e inspira novas gerações a se orgulharem de suas raízes.”

Além das atividades artísticas, o festival promove um ambiente de reflexão sobre temas como identidade, pertencimento e respeito à diversidade. A presença de intérpretes de Libras garantiu acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, reforçando o compromisso com a inclusão.

Washington Kuipers explicou que a escolha da Praça Nossa Senhora Aparecida como local do evento também foi estratégica, por ser um espaço central, acolhedor e de fácil acesso, favorecendo a presença das famílias e a integração da comunidade.

Segundo Washington Kuipers, o festival “Raízes Afro” não apenas celebrou a contribuição dos povos afrodescendentes para a formação cultural brasileira, como também reafirmou a importância de políticas públicas de fomento à cultura e à diversidade.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)