Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival de Teatro terá espetáculos de quatro países

O Festival Internacional de Guajará-Mirim é realizado pelo Grupo Waraji e acontece de 24 a 28 de março em edição virtual.


Festival de Teatro terá espetáculos de quatro países - Gente de Opinião

Doze projetos de artistas da América Latina são selecionados para compor a programação, sendo oito para a Mostra Principal e 04 para a Mostra ALTEREGO, dos quais 09 do Brasil, 01 da Bolívia, 01 da Colômbia e 01 do Peru. O XI Festinaçu busca fortalecer o trabalho artístico-cultural de grupos e artistas independentes. As propostas contempladas para compor a mostra Artística são de diferentes linguagens: teatro, dança e performance.

 

A Mostra Artística é uma das três ações da programação, que também compreenderá Ações Formativas (Residência Artística Festinaçu e oficina) e o Fórum de Teatro da Fronteira. O Festival acontece entre 24 e 28 de março. Realizado pela Associação Cultural Waraji, sediada em Guajará Mirim (RO), o evento terá programação virtual, gratuita com foco em toda a comunidade.

 

A transmissão será pelos canais da Waraji no YouTube e Facebook. O projeto foi contemplado com o Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais que tem recurso oriundo da Lei Aldir Blanc, através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL/RO.

 

Confira abaixo os projetos selecionados:

 

Mostra Principal

·       A arma da mulher é a língua do Grupo O Imaginário de Porto Velho - Rondônia – Brasil;

·       A Última Aventura de Gilgamesh da Essaé Cia de Joinville - Santa Catarina – Brasil;

·       Caio do céu da Companhia de Solos & Bem Acompanhados de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

·       E a Casa Caiu! da artista Daiane Baumgartner de Rio Claro - São Paulo – Brasil;

·       E se todas se chamassem Carmem? da Breve Cia de Belo Horizonte – Brasil.

·       Já Passa das Oito do Teatro Wankabuki de Vilhena - Rondônia – Brasil;

·       L.O.V.E. do grupo Pez Plátano de Santa Cruz de la Sierra – Bolívia;

·       TPM da artista Teo Nascimento de Porto Velho - Rondônia – Brasil;

 

Mostra ALTEREGO

·       Canto Quieto do Coletivo Gaia de Porto Velho - Rondônia – Brasil;

·       Hibernación da artista Ana Lucía Saavedra do Peru;

·       Vácuo da artista Andressa Silva de Porto Velho - Rondônia – Brasil;

·       VASI(j)A VACÍA de UNA sujeta múltiple da Una Danza en co-producción con la Compañía Al Paso Escénico de Medellín – Colômbia.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)