Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival de Cinema do Douro homenageia a diva Sophia Loren


  
Léa Teixeira
Adriana Niemeyer
Lisboa


Sophia Loren é a grande homenageada na segunda edição do Douro Film Harvest, que decorre sempre na primeira semana de Setembro na região do Douro, Norte de Portugal a 350 quilometros de Lisboa, uma região de uma beleza natural única e conhecida mundialmente pelos seus maravilhosos vinhos, Vinho do Porto.

Está é a primeira vez que a atriz, de 75 anos, um dos nomes míticos do cinema a nível mundial, será oficialmente homenageada em Portugal.

A segunda edição do Douro Film Harvest arrancou em Lamego com a antestreia da produção moçambicana baseada no livro de Mia Couto "O último voo do flamingo", que marca presença no evento ao lado do realizador João Ribeiro e do produtor, o duriense Luís Galvão Teles.

Trata-se do segundo filme inspirado na obra deste autor moçambicano, depois de 2007, quando a portuguesa Teresa Prata adaptou ao grande ecrã "Terra sonâmbula", que recentemente foi a vencedor do FESTin, Festival Itinerante da Língua Portuguesa.

Sophia que ainda aparenta uma beleza única, afirmou "não ligar para o tempo que passa". Disse que sempre deu mais valor à família que a carreira, até porque pensava que no mundo artístico não se sabe se existe um amanhã". Apesar de ter começado sua carreira com 16 anos, num difícil momento da sua família, afirmou saber que teve de perder um pouco da sua adolescência para dedicar-se de corpo e alma a carreira. "Não estou arrependida. Seria um pecado mortal se reclamasse da minha vida, que teve um começo difícil com guerra e fome".

Apesar de ter sido também uma grande estrela no circuito de Hollywood, a atriz italiana prefere os filmes que fez com seus conterrâneos como Victorio de Sica e seu marido Carlo Ponti. "Com eles dei o máximo de mim. Não consigo imaginar De Sica convidar a Shirley Mc Lane- apesar de ser uma fantástica atriz- para filmar a Ciocciara..."

Conta à imprensa que a experiência de filmar um musical como "Nine" foi muito interessante e que as atrizes, que eram muitas estrelas de Hollywood, sentiam-se amigas dentro do set. Pretende continuar a filmar " porque afinal o cinema e a família são toda a minha vida", sublinhou a atriz.

O presidente do Douro Film Harvest e o diretor do festival Ivan Dias disse que trazer a Sophia Loren a Portugal era um sonho de longa data e hoje realizado.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

Gente de Opinião Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)