Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festival de Cinema do Douro homenageia a diva Sophia Loren


  
Léa Teixeira
Adriana Niemeyer
Lisboa


Sophia Loren é a grande homenageada na segunda edição do Douro Film Harvest, que decorre sempre na primeira semana de Setembro na região do Douro, Norte de Portugal a 350 quilometros de Lisboa, uma região de uma beleza natural única e conhecida mundialmente pelos seus maravilhosos vinhos, Vinho do Porto.

Está é a primeira vez que a atriz, de 75 anos, um dos nomes míticos do cinema a nível mundial, será oficialmente homenageada em Portugal.

A segunda edição do Douro Film Harvest arrancou em Lamego com a antestreia da produção moçambicana baseada no livro de Mia Couto "O último voo do flamingo", que marca presença no evento ao lado do realizador João Ribeiro e do produtor, o duriense Luís Galvão Teles.

Trata-se do segundo filme inspirado na obra deste autor moçambicano, depois de 2007, quando a portuguesa Teresa Prata adaptou ao grande ecrã "Terra sonâmbula", que recentemente foi a vencedor do FESTin, Festival Itinerante da Língua Portuguesa.

Sophia que ainda aparenta uma beleza única, afirmou "não ligar para o tempo que passa". Disse que sempre deu mais valor à família que a carreira, até porque pensava que no mundo artístico não se sabe se existe um amanhã". Apesar de ter começado sua carreira com 16 anos, num difícil momento da sua família, afirmou saber que teve de perder um pouco da sua adolescência para dedicar-se de corpo e alma a carreira. "Não estou arrependida. Seria um pecado mortal se reclamasse da minha vida, que teve um começo difícil com guerra e fome".

Apesar de ter sido também uma grande estrela no circuito de Hollywood, a atriz italiana prefere os filmes que fez com seus conterrâneos como Victorio de Sica e seu marido Carlo Ponti. "Com eles dei o máximo de mim. Não consigo imaginar De Sica convidar a Shirley Mc Lane- apesar de ser uma fantástica atriz- para filmar a Ciocciara..."

Conta à imprensa que a experiência de filmar um musical como "Nine" foi muito interessante e que as atrizes, que eram muitas estrelas de Hollywood, sentiam-se amigas dentro do set. Pretende continuar a filmar " porque afinal o cinema e a família são toda a minha vida", sublinhou a atriz.

O presidente do Douro Film Harvest e o diretor do festival Ivan Dias disse que trazer a Sophia Loren a Portugal era um sonho de longa data e hoje realizado.

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em