Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Amazônico de Teatro Encanta Vilhena

Vilhena respira cultura: Festival Amazônico de Teatro chega em locais que arte normalmente não alcança


Festival Amazônico de Teatro Encanta Vilhena - Gente de Opinião

A 5ª edição do Festival Amazônico de Teatro (FAT) encerrou a mostra de espetáculos no último domingo, 4 de agosto, após quatro dias de intensa programação cultural. O evento, iniciado em 1º de agosto, reuniu artistas de diversos estados da Região Norte e também do Mato Grosso e vai até o dia 09 de agosto com a Exposição de Processos Artísticos (EPA) “Wankabuki: 20 anos de atu-ação”, que celebra os 20 anos de atividades do grupo. A exposição está sendo realizada na galeria da Fundação Cultural e fica aberto ao público até às 20h do dia 09 de agosto (sexta-feira).

A programação de espetáculos do FAT se espalhou por diversos pontos da cidade, incluindo praças e escolas, culminando no encerramento no Museu Casa de Rondon em que o público que visita o Museu, nessa nova fase de reabertura ao público pode prestigiar o espetáculo "Cabaré Ruante", apresentado pelo teatro Ruante, de Porto Velho, Rondônia. O evento contou com grupos de Cuiabá  (MT), Manaus(AM) além de grupos e artistas independentes de Rondônia. 

Durante o FAT, a comunidade vilhenense conheceu a Escola Livre de Teatro Wankabuki, administrada pelo grupo. A presidente do grupo Wankabuki, Valdete Sousa, destacou que a Escola um importante espaço para fomentar a cultura e preparar novos artistas para a cena teatral na região.

O FAT é realizado pela ATEW – Associação de Teatro e Educação Wankabuki com patrocínio do Banco da Amazônia e d a prefeitura municipal de Vilhena, através da Fundação Cultural de Vilhena, com recursos da Lei nº 5.615, de 22 de outubro de 2021.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

Junina Girassol promove lançamento de tema junino no Sindsef

A comunidade junina de Porto Velho se prepara para um grande momento de celebração no próximo domingo (8), a partir das 11h, no SINDSEF-RO, com a re

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)