Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Amazônico de Teatro Encanta Vilhena

Vilhena respira cultura: Festival Amazônico de Teatro chega em locais que arte normalmente não alcança


Festival Amazônico de Teatro Encanta Vilhena - Gente de Opinião

A 5ª edição do Festival Amazônico de Teatro (FAT) encerrou a mostra de espetáculos no último domingo, 4 de agosto, após quatro dias de intensa programação cultural. O evento, iniciado em 1º de agosto, reuniu artistas de diversos estados da Região Norte e também do Mato Grosso e vai até o dia 09 de agosto com a Exposição de Processos Artísticos (EPA) “Wankabuki: 20 anos de atu-ação”, que celebra os 20 anos de atividades do grupo. A exposição está sendo realizada na galeria da Fundação Cultural e fica aberto ao público até às 20h do dia 09 de agosto (sexta-feira).

A programação de espetáculos do FAT se espalhou por diversos pontos da cidade, incluindo praças e escolas, culminando no encerramento no Museu Casa de Rondon em que o público que visita o Museu, nessa nova fase de reabertura ao público pode prestigiar o espetáculo "Cabaré Ruante", apresentado pelo teatro Ruante, de Porto Velho, Rondônia. O evento contou com grupos de Cuiabá  (MT), Manaus(AM) além de grupos e artistas independentes de Rondônia. 

Durante o FAT, a comunidade vilhenense conheceu a Escola Livre de Teatro Wankabuki, administrada pelo grupo. A presidente do grupo Wankabuki, Valdete Sousa, destacou que a Escola um importante espaço para fomentar a cultura e preparar novos artistas para a cena teatral na região.

O FAT é realizado pela ATEW – Associação de Teatro e Educação Wankabuki com patrocínio do Banco da Amazônia e d a prefeitura municipal de Vilhena, através da Fundação Cultural de Vilhena, com recursos da Lei nº 5.615, de 22 de outubro de 2021.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)