Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Amazônia Encena na Rua Fecha Neste Domingo Mais Uma Edição de Sucesso


Festival Amazônia Encena na Rua Fecha Neste Domingo Mais Uma Edição de Sucesso - Gente de Opinião
Foram sete dias de programação variada envolvendo oficinas, debates e espetáculos de teatro e a dança, e neste domingo (24), o Festival Amazônia Encena na Rua e o II Festival de Dança chegam ao seu último dia, firmando-se como um dos maiores Festivais de Artes Cênicas do Brasil. Juntamente com sua eclética programação, o Festival apresenta como destaque a presença do público de Porto Velho, que têm comparecido em massa à Praça da Estrada Ferro Madeira Mamoré todas as noites para prestigiar os espetáculos, estimando-se que em média 3.000 pessoas tenham passado pelo Complexo todas as noites.

Apresentaram-se no Festival 20 companhias de teatro e 17 de dança de diversos Estados, totalizando 37 espetáculos, todos apresentados no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Também foram oferecidas três oficinas gratuitas para os artistas e público em geral, além de um Ciclo de Debates, que discutiu temas importantes ao cenário artístico brasileiro e foi transmitido ao vivo pela internet.

“Acredito que o festival esse ano chegou àquilo que tínhamos em pensamento desde o inicio, um espaço de troca tanto entre o público quanto entre os grupos. O próprio ambiente da EFMM contribuiu para uma espécie de comunhão entre o artista e público”, diz Chicão Santos, produtor do O Imaginário. Já pensando nas próximas edições do Festival, comenta que “Foi uma surpresa ter um público tão grande e sempre generoso, percebemos uma necessidade de expandir o Festival, e vamos buscar formas de financiamento para que nas próximas edições todo esse trabalho chegue às outras regiões de Porto Velho”.

Nesta IV Edição, o Amazônia em Cena foi agraciado com o Prêmio Funarte dedicado a Festivais de Artes Cênicas/2010, contou com a parceria do Governo do Estado de Rondônia através da SECEL, da Prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna e SEMED, e do SESC Rondônia, além do patrocínio, desde sua primeira edição, da Caixa Econômica Federal.

Programação do IV Festival Amazônia
Encena na Rua para hoje, dia 24/07:


19h: Procura-se
BRSA – Coletivos de Artistas – Brasília (DF)
“Procura-se” é um trabalho cênico de dois cidadãos palhaços que procuram emprego, mostrando suas habilidades individuais e coletivas da arte da palhaçaria. Contém jogos clássicos às duplas de palhaços, músicas, interações e brincadeiras com a platéia, além do discurso político e individual dos dois artistas-palhaços.


20h: Atrapalhaças!
Cia. MiraMundo Produções Culturais – São Luiz (MA)
Palita Presepada e Miss. Banana são amigas, mas estão afastadas há muito tempo. Reencontram-se para apresentar um grande show promovido pela palhaça Belecona, que tenta reaproximá-las por meio da magia do circo. Entre muitas trapalhadas e disputas, as palhaças nos dão uma grande lição de amizade, paz e alegria.


21h: O Negrinho do Pastoreio
Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais – Porto Alegre (RS) (Oigalê é patrocinado pela Petrobras)
Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. Conta a saga de um escravo que, por ter perdido uma corrida de cavalos, é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.

 

II Festival de Dança

A partir das 19h:
Axé - Axé Boy
Dança Folclórica - Yaporanga
Dança de Salão - Cia. de Dança Nara Teixeira


Fonte: O Imaginário
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio