Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia movimenta a cidade de Porto velho


A partir desta terça-feira (15) é grande a movimentação em Porto Velho para a 9ª edição do Festcineamazônia, que acontece no Teatro Banzeiros, até o dia 19 com entrada grátis. Artistas, produtores, técnicos, ambientalistas e o público aguardam com expectativa o momento de início do maior festival de cinema e vídeo da região. O tema deste ano é “Meio ambiente é tudo e para todos”. A parte solene será transmitida ao vivo pelo site www.cineamazonia.com. A atriz Ingra Liberato é a mestre de cerimônias.

Mais de 400 produções foram inscritas e dessas 45 disputam o troféu Mapinguari nas categorias Animação, Documentário, Ficção, Experimental e outras totalizando 18 premiações. Os filmes da mostra competitiva serão exibidos no Teatro Banzeiros. Os filmes convidados serão projetados além do Banzeiros, nas mostras: Cinema no Circo em tenda instalada no bairro Ayrton Senna, Cinema no Beiradão na comunidade Cujubim Grande, Cinema no Terreiro na Vila Tupi.

Neste ano são oferecidas quatro oficinas técnicas numa parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAV) do Ministério da Cultura. O objetivo é elevar o nível técnico das produções regionais oferecendo qualificação gratuita.

Outra ação que é aguardada com expectativa é o tradicional debate que será na quarta-feira (16) a partir das 8h. A base do debate será o filme “O veneno está na mesa” de Silvio Tendler, que registra o alto índice de agrotóxico na alimentação dos brasileiros.

O Festcineamazônia® tem o patrocínio da Oi, BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Oi Futuro, Funarte, SESC-RO, CTAv, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho – SEMED, Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia através da SECEL e SEDUC.

Fonte: Solano
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)