Quinta-feira, 1 de outubro de 2015 - 17h52
Projeto faz parte da programação do festival e contará com filmes com temáticas lúdicas e apresentação de palhaços
Cinema em todos os cantos. Poderia ser esse o slogan que mais caracteriza o Festcineamazônia, o festival de cinema que há 13 anos insere Rondônia no mapa dos festivais brasileiros voltados ao audiovisual. Programado para ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro, terá sessões de cinema em escolas, bairros de periferia, terreiro de candomblé, teatro e no circo. A apresentação será no Circo Cortez, na próxima terça-feira, 6 de outubro, a partir das 20h.
O Cinema no Circo, por sinal, já se tornou uma das opções mais aguardadas pelos moradores de bairros mais afastados de Porto Velho, a capital rondoniense. O motivo é simples. Além da exibição de filmes, há sempre uma apresentação circense, com palhaços de vários pontos do Brasil e da América do Sul a cada ano encantando o público. Na edição 2015, o espetáculo ficará a cargo da dupla peruana Figurita e Farolito.
O Circo Cortez foi montado num campo de futebol de várzea conhecido como Jatuarana, no bairro do Eldorado. Como o público costuma, nesse momento, ser composto primordialmente por crianças com os pais, a programação dos filmes é mais leve, com muitos filmes de animação.
Segundo Fernanda Kopanakis, uma das orgnanizadoras do Festcineamazônia, o ambiente circense propicia uma experiência lúdica ao público. “No circo as pessoas se permitem sorrir, não importa à experiência de vida, a idade ou a condição social. Quando elas são colocadas naquele ambiente, é como se voltassem a um tempo em que elas poderiam sonhar sem preocupações, mesmo que por alguns instantes”, explica.
Os palhaços peruanos, Figurita e Farolito já se acostumaram com o público do festival. Nos últimos meses acompanharam a versão itinerante do Festcineamazônia, inclusive com apresentações no país natal.
As apresentações acabam por resultar em momentos emocionantes. Em 2011, a apresentação do palhaço Kuxixo, de Hudson Rocha, foi posterior à exibição do filme ‘O Palhaço’, de Selton Melo, às margens do Rio Madeira na comunidade de Cujubim Grande, que estava sob ameaça de desaparecer por conta das obras de uma hidrelétrica. É o tipo de emoção que o circo, ao se unir com o cinema, pode proporcionar. O Circo no Cinema tem entrada gratuita.
Fonte: Jurandir Costa
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)