Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia Itinerante pega a estrada esta semana


‘Silêncio total’. O bordão usado como mote pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos para dar vida ao Palhaço Xuxu, costuma ficar impregnado na cabeça da platéia dias depois de findo o espetáculo solo. É talvez um dos maiores termômetros indicativos do sucesso de um palhaço. Luiz Carlos Vasconcelos e seu personagem mais longevo integrarão a equipe do Festcineamazônia Itinerante 2013 que percorrerá estradas e rios rondonienses a partir do dia 21 de novembro.

A Itinerância acontecerá em 13 distritos, estendendo-se até dezembro.

A primeira etapa são os distritos que ficam no eixo da BR-364, sentido Rondônia-Acre. O primeiro local é Cujubim, no dia 21 de novembro. Nos dias seguintes a itinerância segue para Jaci Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, no dia 29 de novembro.

A segunda etapa da Itinerância será descendo o Baixo Madeira. O início é em São Carlos, no dia  11 de dezembro. Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, será a vez dos distritos de Nazaré, Demarcação e Calama.

Não é a primeira vez que Luiz Carlos Vasconcelos e o Palhaço Xuxu estreitam parceria com o Festcineamazônia. O ator já participou de edições do festival em Porto Velho e também já acompanhou a itinerância por Peru e Bolívia.

Sobre o personagem que carrega há mais de três décadas, Vasconcelos tem uma explicação filosófica. Já disse isso a respeito de seu mais querido personagem:  “Talvez, certos homens, para poder crescer, precisem se expor assim. Xuxu me acompanha desde muito tempo. Devo-lhe muito. Convivendo com ele aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros. Aprendi também a olhar para mim, e após o primeiro susto, desatar a rir. Estou ampliado nele. Minha vaidade, por exemplo, expressão do meu egoísmo, se transforma em atitude generosa ao divertir os outros. A dimensão de um palhaço está diretamente relacionada à dimensão do real ridículo de quem o encarna. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros, é a missão dos palhaços. Portanto, ao olhar para o Xuxu, não tenha dúvida, somos assim mesmo”.

O Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio - Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Fonte: Eduardo Kopanakis

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Em valorização à história e cultura de Porto Velho, foram sancionadas leis aprovadas pela Câmara Municipal, tornando prédios públicos, museu, sítio ar

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)