Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia Itinerante emociona público na Bolívia


Festcineamazônia Itinerante emociona público na Bolívia  - Gente de Opinião

A emoção do cinema e a alegria que o Palhaço XUXU levou à criançada, proporcionadas por mais uma apresentação do Festcineamazônia na cidade Guayaramerim, lado boliviano da fronteira, localizada nas margens esquerda do Rio Mamoré em frente a Guajará Mirim (Brasil), dissipou por aqueles momentos o clima de tensão vividos pela população decorrente pelo assassinato de uma vereadora local.

A praça ampla e arborizada que leva o nome do General German Busch Becerra, herói da Guerra do Chaco, que recebeu quinta segunda vez a apresentação do festival que trás na sua itinerância o gesto de integração dos povos da América Latina. A natureza deu sua contribuição para a beleza da exibição dos filmes e do Palhaço XUXU, permitindo um clima ameno e o céu aberto salpicado de estrelas moldando o cenário. Foram ocupadas todas as 300 cadeiras disponíveis para a noite além de inúmeros expectadores que ficaram nas suas motos e ”motorcar”, um triciclo motorizado com várias famílias. A plateia formada em sua maioria por jovens e crianças tomou conta de uma faixa da rua General Frederico Roman, a principal de Guayaramerim, entre a praça e a sede da prefeitura.

Abrindo a sessão Fernanda Kopanakis,uma das coordenadoras do Festcineamazônia, falou de seu prazer em estar mais uma vez nesta localidade e assim cumprir os objetivos do festival, levar cultura e a mensagem de integração dos povos da América Latina, aproveitou também, para agradecer ao secretário de cultural do município de Guayaramerim, Sr. Juan Carlos Crespo e ao comandante do terceiro Distrito Naval do Madeira, Sr. Jorge Walldo Sejas Soto.

A mostra começou com o filme Os Bolivianos, produção da TAL – Television America Latina que espelhou as manifestações culturais bolivianas, bem traduzidas nas palavras da senhora Marta, vendedora ambulante, “a película nos permitiu olharmos para si e também para nossa linda América”.

Após os filmes entrou em cena para a felicidade de todos e especialmente às crianças, o Palhaço Xuxu, vivido por Luiz Carlos Vasconcelos, em sua segunda apresentação nesta cidade. Sua chegada foi de grande expectativa, trazido que foi por um “motocar” levando mais uma de suas surpresas ao público. Um espetáculo de alegria, interação e mensagens que levam a assistência a refletirem sobre o sentido da vida. Quando deu suas despedidas logo foi cercado por dezenas de crianças e também adultos, para serem fotografados ao seu lado.

O Festcineamazônia Itinerante segue hoje (23/06) para a cidade de Guyaramerim, se apresentando na praça central da cidade.O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television America Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil

Fonte: Solano Ferreira
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)