Terça-feira, 13 de agosto de 2013 - 07h22
	“Iluminem o trem, iluminem o trem!”. O velho considerado louco entra em cena sem ser convidado e participa inconscientemente da apresentação do palhaço Martin Martinez. Ganha risos e aplausos enquanto sai gesticulando e reclamando porque a luz não chegou aos trens encostados. É a primeira noite da itinerância 2013 do Festival de Artes Integradas-Festcineamazônia em Guajará-Mirim, o município fronteira de Rondônia com a Bolívia. O simbolismo da estrada de ferro Madeira-Mamoré contagia público e artistas..jpg)
	
	A estrada já havia sido homenageada pelo cantor e compositor Bado no inicio das apresentações. É impossível ignorar a história presente no passado da Madeira-Mamoré. A ‘Ferrovia do Diabo’, como às vezes é chamada, permanece como memória perene em Guajará-Mirim, com a estação preservada e duas locomotivas estáticas servindo de atração turística.
	
	Às 19h, com o fiapo de lua crescente iluminando a ‘Praça do Trem’, o público começou a chegar. Estudantes, crianças, famílias. A alteração da rotina do município ganha corpo nesse momento. Há a expectativa do que virá depois.
	
	“Temos nos alimentado dessa troca de experiências. A gente traz pessoas de fora e leva o que temos de melhor na Amazônia”, disse Fernanda Kopanakis, uma das organizadoras do Festcineamazonia na abertura do evento.
	
	Bado foi o primeiro a se apresentar. Tocou duas músicas, com direito a coral participativo do público. Depois fez a tapeçaria sonora para o poeta português José Luiz Peixoto declamar de forma emocionada e emocionante três poesias contidas no pequeno livro feito especialmente para a itinerância no Vale do Guaporé.
	
	Martin Martinez, o palhaço argentino se apresentou a seguir com o espetáculo solo ‘Um sorriso vale mais que mil palavras’. Misturando malabarismo, música e intensa participação da plateia, Martinez ganhou a atenção de crianças e adultos.
	
	A noite foi encerrada com a exibição dos filmes selecionados para a etapa 2013 da Itinerância no Vale do Guaporé.
	
	Neste sábado, 10, a caravana cultural atravessa o rio Guajará. À noite as apresentações serão na Praça do Cavalo, em Guayamerin, Bolívia. É a última etapa antes de o Festcineamazonia iniciar a subida pelos rios do Vale do Guaporé. No dia 12, o Festival de Artes Integradas será na localidade de Surpresa, em Rondônia. Dois dias depois, a equipe chegará a Beni, na Bolívia.
	
	O Festival de Artes Integradas - Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.
	
	Fonte: Solano Ferreira
	 
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)