Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcineamazônia, Cinemateca Brasileira e CTAv recuperam filme sobre a EFMM


Festcineamazônia, Cinemateca Brasileira e CTAv recuperam filme sobre a EFMM - Gente de Opinião

O filme remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

O filme “A Ferrovia do Diabo” (1981), considerado perdido, foi recuperado e será exibido na 10ª edição do Festival Latinoamericano de Cinema e Video – Festcineamazônia, que acontece de 6 a 10 de novembro, no Teatro Banzeiros em Porto Velho (RO). A obra, produzida pelo cineasta João Batista de Andrade, foi localizada na Cinemateca Brasileira (órgão ligado ao Ministério da Cultura).

Com a intervenção de Batista e do Festcineamazônia foi possível conseguir a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para levar a produção feita em rolo 16 milímetros de São Paulo ao Centro Técnico Audiovisual (CTAv), no Rio de Janeiro, onde está sendo digitalizada e será exibida nos 10 anos do festival. O cineasta da “A Ferrovia do Diabo” também estará presente nesta edição do evento.

O filme remonta à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, conhecida como "Ferrovia do Diabo"Festcineamazônia, Cinemateca Brasileira e CTAv recuperam filme sobre a EFMM - Gente de Opinião devido às milhares de mortes ocorridas nas obras. A produção apresenta imagens históricas e trechos dos diários dos trabalhadores, que relembram a imponência da floresta e a ameaça da malária. Este ano é comemorado o centenário da ferrovia.

O cineasta, João Batista de Andrade estará presente na 10ª edição do Festcineamazônia

João Batista de Andrade é uma das mais sólidas referências do cinema paulista e brasileiro. Além de cineasta é escritor e roteirista. Atualmente preside a Fundação Memorial da América Latina. Em 2005, foi secretario de cultura do Estado de São Paulo.

O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural do Centro Técnico Audiovisual – CTAv e Governo de Rondônia através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer - SECEL.

Fonte: www.cineamazonia.com
Rede sociais - Facebook: www.facebook.com/Festcineamazonia e twitter: @cineamazonia

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Boi-Bumbá Marronzinho anunciou oficialmente seu tema e novidades para o ano de 2026 em um evento realizado no Sindsef, reunindo integrantes, apoia

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

O cinema rondoniense, que atravessa um período produtivo com obras criadas graças a leis como Aldir Blanc e Paulo Gustavo, conquista cada vez mais e

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)