Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcine encerra atividades


 
Com o apoio da Videoteca de Cali dirigida por Magdalena Castro, de Rodrigo Vidal, da Cinemateca de Cali, da Universidade Del Valle e ainda da Embaixada da Colômbia no Brasil, o Festcine Amazônia Itinerante realizou na última semana sessões em duas localidades de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Duas sessões aconteceram na Universidade Del Valle e também no Centro Cultural de Cali. O intercâmbio cultural promovido pelo Festival chamou a atenção da imprensa colombiana que divulgou o evento através de matérias que repercutiram positivamente entre a população formada por três milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores do Itinerante, além da exibição dos filmes brasileiros, foram feitos contatos com produtores daquele país, especialmente com a comunidade de Água Blanca, documentando experiências positivas de pessoas que vivem a margem da grande Cali. “Experiências que utilizam o audiovisual para ressocializar pessoas. Foram feitas imagens de experiências que utilizam o cinema como uma forma de tirar pessoas do mundo do crime. O material filmado será transformado em filme”, afirma o curador do Festival, Jurandir Costa.

Vários doutores e diretores do Festcine Amazônia participaram de uma reunião promovida pelo Comitê de Doutorado em Ciências Ambientais Universidade Del Valle. A Universidade Del Valle demonstrou interesse na proposta da Itinerância e todos foram unânimes em aprovar a iniciativa de aproximação cultural entre Colômbia e Brasil.

A equipe, com a certeza do dever cumprido conclui desta forma a Itinerância pela América do Sul. Os organizadores disseram que a próxima etapa acontece em Portugal. “A convite da Universidade de Coimbra serão três dias de evento naquela cidade portuguesa”.

A Colômbia, cuja capital é Bogotá, é o segundo país mais populoso da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)