Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festcine encerra atividades


 
Com o apoio da Videoteca de Cali dirigida por Magdalena Castro, de Rodrigo Vidal, da Cinemateca de Cali, da Universidade Del Valle e ainda da Embaixada da Colômbia no Brasil, o Festcine Amazônia Itinerante realizou na última semana sessões em duas localidades de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Duas sessões aconteceram na Universidade Del Valle e também no Centro Cultural de Cali. O intercâmbio cultural promovido pelo Festival chamou a atenção da imprensa colombiana que divulgou o evento através de matérias que repercutiram positivamente entre a população formada por três milhões de pessoas.

De acordo com os organizadores do Itinerante, além da exibição dos filmes brasileiros, foram feitos contatos com produtores daquele país, especialmente com a comunidade de Água Blanca, documentando experiências positivas de pessoas que vivem a margem da grande Cali. “Experiências que utilizam o audiovisual para ressocializar pessoas. Foram feitas imagens de experiências que utilizam o cinema como uma forma de tirar pessoas do mundo do crime. O material filmado será transformado em filme”, afirma o curador do Festival, Jurandir Costa.

Vários doutores e diretores do Festcine Amazônia participaram de uma reunião promovida pelo Comitê de Doutorado em Ciências Ambientais Universidade Del Valle. A Universidade Del Valle demonstrou interesse na proposta da Itinerância e todos foram unânimes em aprovar a iniciativa de aproximação cultural entre Colômbia e Brasil.

A equipe, com a certeza do dever cumprido conclui desta forma a Itinerância pela América do Sul. Os organizadores disseram que a próxima etapa acontece em Portugal. “A convite da Universidade de Coimbra serão três dias de evento naquela cidade portuguesa”.

A Colômbia, cuja capital é Bogotá, é o segundo país mais populoso da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura/Fundo Nacional de Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)