Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

FEST CINEAMAZÔNIA: Longa Corumbiara será exibido em 2009



O diretor e documentarista Vincent Carelli está confirmado como convidado do Fest Cineamazônia 2009, com o longa metragem Corumbiara. O documentário registra a ação de um grupo de sertanistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) na tentativa de proteger os remanescentes de uma etnia, massacrada por fazendeiros, no Sul de Rondônia. O Fest Cineamazônia está previsto para acontecer, no período de 7 a 12 de dezembro deste ano, em Porto Velho (RO). 

O conflito narrado no filme Corumbiara durou anos, e, basicamente dizimou uma raça brasileira, os índios Kanoês. Fazendeiros contrataram pistoleiros para matar os nativos e ocupar as terras de forma irregular. O documentário foi gravado em 1995, período em que Carelli, juntamente com funcionários da Funai, passaram dias na mata à procura dos índios isolados. A expedição conseguiu localizar apenas um casal dessa etnia. 

O filme de 117 minutos tem classificação livre e foi finalizado em 2009. Será exibido no Fest Cineamazônia como convidado. No Festival de Gramado ganhou o prêmio principal Melhor Filme, além de ser premiado também nas categorias Melhor Diretor, Melhor Filme do Júri Popular, e Melhor Montagem.
Para o curador do Fest Cineamazônia, Jurandir Costa, a presença desse filme enriquece o festival e provoca nova discussão sobre os conflitos por terra no Brasil, principalmente na região Amazônica. 

O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel e Bancada Federal de Rondônia. 

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe