Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 06h01
O diretor e documentarista Vincent Carelli está confirmado como convidado do Fest Cineamazônia 2009, com o longa metragem Corumbiara. O documentário registra a ação de um grupo de sertanistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) na tentativa de proteger os remanescentes de uma etnia, massacrada por fazendeiros, no Sul de Rondônia. O Fest Cineamazônia está previsto para acontecer, no período de 7 a 12 de dezembro deste ano, em Porto Velho (RO).
O conflito narrado no filme Corumbiara durou anos, e, basicamente dizimou uma raça brasileira, os índios Kanoês. Fazendeiros contrataram pistoleiros para matar os nativos e ocupar as terras de forma irregular. O documentário foi gravado em 1995, período em que Carelli, juntamente com funcionários da Funai, passaram dias na mata à procura dos índios isolados. A expedição conseguiu localizar apenas um casal dessa etnia.
O filme de 117 minutos tem classificação livre e foi finalizado em 2009. Será exibido no Fest Cineamazônia como convidado. No Festival de Gramado ganhou o prêmio principal Melhor Filme, além de ser premiado também nas categorias Melhor Diretor, Melhor Filme do Júri Popular, e Melhor Montagem.
Para o curador do Fest Cineamazônia, Jurandir Costa, a presença desse filme enriquece o festival e provoca nova discussão sobre os conflitos por terra no Brasil, principalmente na região Amazônica.
O Fest Cineamazônia tem o apoio cultural do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Semed, Secel e Bancada Federal de Rondônia.
Fonte: Sílvio Santos
Recital celebra talentos da rede municipal de ensino com emoção, arte e inclusão
Com os olhos marejados, a policial militar Cristiana Ribeiro não escondia o orgulho ao ver o filho, João Éder, de apenas 9 anos, se apresentar com des
Prefeitura realiza mostra artística com 400 alunos dos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar
O palco do Teatro Estadual Palácio das Artes, nesta terça-feira, dia 8 de julho, será um espaço de celebração da cultura e da arte, reunindo alunos
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um