Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia leva filmes e vídeos a comunidades da Amazônia


 

Agência Brasil 

Brasília - Um filme que  retrata a vida da população de comunidades ribeirinhas. Um vídeo que mostra uma aventura na Cordilheira dos Andes. Esses são alguns dos destaques do Fest Cineamazônia, um projeto que leva a arte cinematográfica a comunidades da Amazônia. A exibição dos filmes será realizada apenas em cidades onde não existem salas de cinema.

Em sua sétima edição, a expectativa é de que 10 mil pessoas, em toda a Amazônia Legal, possam assistir a uma das sessões.

Em entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, afirma que o objetivo do projeto é amplo.

Para ela, a ideia do festival é ir além da questão ambiental. "Através da arte, através do cinema, queremos levar um pouco da nossa Amazônia e da população para as mais diversas localidades. E levar também a reflexão sobre o que a gente vive aqui", explica.

O projeto pretende ultrapassar as fronteiras e levar o cinema que trata de temas amazônicos para comunidades ribeirinhas do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Por essa razão, o tema do festival neste ano é a integração latino-americana.

“Dá para olhar que além da Amazônia brasileira existem a Amazônia peruana, colombiana e boliviana. Eles vivem problemas idênticos aos nossos. Ou seja, a gente tem muito mais o que aprender. O povo da América Latina precisa se conhecer mais e ter um olhar menos preconceituoso dele próprio”, afirma a coordenadora.

Os filmes exibidos para as comunidades no Fest CineAmazônia são selecionados todos os anos durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece em novembro. As pessoas que tiverem produzido algum filme com o tema, e quiserem concorrer, podem se inscrever a partir de junho no site www.festcineamazonia.com.br.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)