Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia leva filmes e vídeos a comunidades da Amazônia


 

Agência Brasil 

Brasília - Um filme que  retrata a vida da população de comunidades ribeirinhas. Um vídeo que mostra uma aventura na Cordilheira dos Andes. Esses são alguns dos destaques do Fest Cineamazônia, um projeto que leva a arte cinematográfica a comunidades da Amazônia. A exibição dos filmes será realizada apenas em cidades onde não existem salas de cinema.

Em sua sétima edição, a expectativa é de que 10 mil pessoas, em toda a Amazônia Legal, possam assistir a uma das sessões.

Em entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, afirma que o objetivo do projeto é amplo.

Para ela, a ideia do festival é ir além da questão ambiental. "Através da arte, através do cinema, queremos levar um pouco da nossa Amazônia e da população para as mais diversas localidades. E levar também a reflexão sobre o que a gente vive aqui", explica.

O projeto pretende ultrapassar as fronteiras e levar o cinema que trata de temas amazônicos para comunidades ribeirinhas do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Por essa razão, o tema do festival neste ano é a integração latino-americana.

“Dá para olhar que além da Amazônia brasileira existem a Amazônia peruana, colombiana e boliviana. Eles vivem problemas idênticos aos nossos. Ou seja, a gente tem muito mais o que aprender. O povo da América Latina precisa se conhecer mais e ter um olhar menos preconceituoso dele próprio”, afirma a coordenadora.

Os filmes exibidos para as comunidades no Fest CineAmazônia são selecionados todos os anos durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece em novembro. As pessoas que tiverem produzido algum filme com o tema, e quiserem concorrer, podem se inscrever a partir de junho no site www.festcineamazonia.com.br.

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio