Domingo, 17 de maio de 2009 - 17h29
Agência Brasil
Brasília - Um filme que retrata a vida da população de comunidades ribeirinhas. Um vídeo que mostra uma aventura na Cordilheira dos Andes. Esses são alguns dos destaques do Fest Cineamazônia, um projeto que leva a arte cinematográfica a comunidades da Amazônia. A exibição dos filmes será realizada apenas em cidades onde não existem salas de cinema.
Em sua sétima edição, a expectativa é de que 10 mil pessoas, em toda a Amazônia Legal, possam assistir a uma das sessões.
Em entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, afirma que o objetivo do projeto é amplo.
Para ela, a ideia do festival é ir além da questão ambiental. "Através da arte, através do cinema, queremos levar um pouco da nossa Amazônia e da população para as mais diversas localidades. E levar também a reflexão sobre o que a gente vive aqui", explica.
O projeto pretende ultrapassar as fronteiras e levar o cinema que trata de temas amazônicos para comunidades ribeirinhas do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Por essa razão, o tema do festival neste ano é a integração latino-americana.
Dá para olhar que além da Amazônia brasileira existem a Amazônia peruana, colombiana e boliviana. Eles vivem problemas idênticos aos nossos. Ou seja, a gente tem muito mais o que aprender. O povo da América Latina precisa se conhecer mais e ter um olhar menos preconceituoso dele próprio, afirma a coordenadora.
Os filmes exibidos para as comunidades no Fest CineAmazônia são selecionados todos os anos durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece em novembro. As pessoas que tiverem produzido algum filme com o tema, e quiserem concorrer, podem se inscrever a partir de junho no site www.festcineamazonia.com.br.
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)