Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fest Cineamazônia leva filmes e vídeos a comunidades da Amazônia


 

Agência Brasil 

Brasília - Um filme que  retrata a vida da população de comunidades ribeirinhas. Um vídeo que mostra uma aventura na Cordilheira dos Andes. Esses são alguns dos destaques do Fest Cineamazônia, um projeto que leva a arte cinematográfica a comunidades da Amazônia. A exibição dos filmes será realizada apenas em cidades onde não existem salas de cinema.

Em sua sétima edição, a expectativa é de que 10 mil pessoas, em toda a Amazônia Legal, possam assistir a uma das sessões.

Em entrevista ao programa Nacional Jovem, da Rádio Nacional da Amazônia, a coordenadora do Fest Cineamazônia, Fernanda Kopanakis, afirma que o objetivo do projeto é amplo.

Para ela, a ideia do festival é ir além da questão ambiental. "Através da arte, através do cinema, queremos levar um pouco da nossa Amazônia e da população para as mais diversas localidades. E levar também a reflexão sobre o que a gente vive aqui", explica.

O projeto pretende ultrapassar as fronteiras e levar o cinema que trata de temas amazônicos para comunidades ribeirinhas do Peru, da Bolívia e da Colômbia. Por essa razão, o tema do festival neste ano é a integração latino-americana.

“Dá para olhar que além da Amazônia brasileira existem a Amazônia peruana, colombiana e boliviana. Eles vivem problemas idênticos aos nossos. Ou seja, a gente tem muito mais o que aprender. O povo da América Latina precisa se conhecer mais e ter um olhar menos preconceituoso dele próprio”, afirma a coordenadora.

Os filmes exibidos para as comunidades no Fest CineAmazônia são selecionados todos os anos durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontece em novembro. As pessoas que tiverem produzido algum filme com o tema, e quiserem concorrer, podem se inscrever a partir de junho no site www.festcineamazonia.com.br.

 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)