Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Feira do Sol é reaberta no Galpão da Madeira-Mamoré


Feira do Sol é reaberta no Galpão da Madeira-Mamoré - Gente de Opinião

A feira do Sol foi reaberta no último dia 16 de outubro, em Porto Velho e reinstalada nas dependências da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Depois de muita insistência da associação dos artesãos, a feira agora ocupa parte de um dos galpões da ferrovia depois que o projeto de restauração do antigo prédio da Enaro ficou prejudicado após a enchente do rio Madeira em 2014.

Segundo o presidente da Associação dos Artesãos da Feira do Sol, Antônio Félix da Silva, a feira tem recebido principalmente turistas diariamente em suas instalações. Atualmente, 32 artesãos se estabeleceram no local comercializando artesanatos de preços variados e fabricados com uma infinidade de material reciclado, ou coletado nas ruas e até nas florestas.

“Trabalhamos com madeira, vidro, alumínio e até penas de aves. Para ter acesso a esse material trabalhamos com coletores de resíduos sólidos e com extrativistas da floresta. É um setor da economia que trabalha direta e indiretamente com mais de trezentas pessoas como fornecedoras de matéria prima”, comentou Antônio Félix ao reivindicar um local definitivo par a Feira.

Segundo ele, em outros estados as feiras de artesanatos ocupam locais públicos geralmente tombados como monumento histórico para esse tipo de atividade. Na capital, a Feira do Porto tem enfrentando dificuldades em estabelecer-se, perdendo clientela e deixando de atuar como atividade de interesse do turismo. Antônio Félix disse que o excesso de burocracia atrapalha muito e que está formando um projeto para conseguir o estabelecimento definitivo da Feira na E.F.M.M.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)