Sexta-feira, 30 de outubro de 2015 - 15h25

A feira do Sol foi reaberta no último dia 16 de outubro, em Porto Velho e reinstalada nas dependências da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Depois de muita insistência da associação dos artesãos, a feira agora ocupa parte de um dos galpões da ferrovia depois que o projeto de restauração do antigo prédio da Enaro ficou prejudicado após a enchente do rio Madeira em 2014.
Segundo o presidente da Associação dos Artesãos da Feira do Sol, Antônio Félix da Silva, a feira tem recebido principalmente turistas diariamente em suas instalações. Atualmente, 32 artesãos se estabeleceram no local comercializando artesanatos de preços variados e fabricados com uma infinidade de material reciclado, ou coletado nas ruas e até nas florestas.
“Trabalhamos com madeira, vidro, alumínio e até penas de aves. Para ter acesso a esse material trabalhamos com coletores de resíduos sólidos e com extrativistas da floresta. É um setor da economia que trabalha direta e indiretamente com mais de trezentas pessoas como fornecedoras de matéria prima”, comentou Antônio Félix ao reivindicar um local definitivo par a Feira.
Segundo ele, em outros estados as feiras de artesanatos ocupam locais públicos geralmente tombados como monumento histórico para esse tipo de atividade. Na capital, a Feira do Porto tem enfrentando dificuldades em estabelecer-se, perdendo clientela e deixando de atuar como atividade de interesse do turismo. Antônio Félix disse que o excesso de burocracia atrapalha muito e que está formando um projeto para conseguir o estabelecimento definitivo da Feira na E.F.M.M.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”
Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista
Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William
A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)