Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 13h37
A ação articuladora do Ministério Público de Rondônia em favor da realização do Arraial do Flor do Maracujá, em 2014, levou a Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás de Rondônia (Federon) a prestar homenagem ao Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, na última sexta-feira (19), durante o ato de prestação de contas da entidade, realizado no auditório do MPRO, em Porto Velho.
“Queremos agradecer ao Ministério Público por ter aberto as portas da Instituição e ter recebido os grupos folclóricos e quadrilhas para diversas reuniões, em que discutimos uma forma de realizarmos o Arraial Flor do Maracujá, que não ocorreria este ano”, disse o presidente da entidade, Francisco Fernando Rocha.
Ao receber a homenagem, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, agradeceu a honraria e elogiou os representantes dos grupos folclóricos pela perseverança frente às dificuldades. “Vocês é que são dignos de reconhecimento pela insistência e coragem, por não terem desistido do sonho, em nenhum momento. Passaram os meses de julho, de agosto e vocês seguiram acreditando que a tradição de mais de 30 anos deveria ser mantida, até, em setembro, levarem o Flor do Maracujá aos porto-velhenses”.
As falas dos dirigentes referiram-se ao anúncio feito pelo Governo de Rondônia de suspensão da 33ª edição do arraial, em razão de notificação recomendatória, em que o Ministério Público orientava o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos. Tal recomendação era uma espécie de medida embrionária da Operação Zagreu, deflagrada este mês, pelo MPRO, que desarticulou um esquema de uso de dinheiro público em eventos de caráter empresarial.
REVEJA REPORTAGEM DA TV CANDELÁRIA
À época do anúncio de suspensão do Arraial Flor do Maracujá, a mediação do Ministério Público resultou na transferência da gestão da festa dos entes públicos para a própria Federon. Sob o novo formato, o evento foi realizado no mês de setembro.
REVEJA ENTREVISTA DO PROCURADOR GERAL
NO PROGRAMA TEMPO REAL DA TV CANDELÁRIA
Durante a solenidade, o Procurador-Geral afirmou que o Ministério Público é o guardião do povo e que, por isso, deve estar atento a todas as suas necessidades, dentre os quais o acesso à cultura. “Como já trabalhávamos com as investigações da Operação Zagreu, tínhamos o compromisso de fazer cessar um escoadouro de dinheiro público instalado na área da cultura. Nossa intenção nunca foi impedir a realização do arraial Flor do Maracujá, expressão cultural de nossa cidade”, disse, ressaltando que o episódio, felizmente, possibilitou que a Federon, que representa os grupos folclóricos em Rondônia, realizasse o sonho de assumir a gestão do evento.
REVEJA APRESENTAÇÃO DA 1ª NOITE
DO ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ - 2014
TRANSMISSÃO RECORD NEWS RONDÔNIA
Fonte: Ascom/MP-RO
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)